São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS CINQUENTÕES

DE UM TRATADO SOBRE A DEMOCRACIA DO SÉCULO 5º A.C. ATÉ UMA "HISTÓRIA DO BRASIL" PUBLICADA NA INGLATERRA NO SÉCULO 19, DE ESTUDOS SOBRE O CINEASTA PETER GREENAWAY E SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E TRANSE ATÉ OBRAS DE BERGSON E SARTRE, DEZ ESPECIALISTAS APONTAM AS PRINCIPAIS LACUNAS EM LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

HISTÓRIA

por Evaldo Cabral de Mello

Witte de With in Brazilie
de W.J. van Hoboken, Amsterdã (Holanda), 1955 Trata-se de obra fundamental, versando sobre os últimos anos do Brasil holandês, e que estranhamente permanece sem tradução há quase meio século.

Brazil - The Forging of a Nation
[Brasil - A Fabricação de uma Nação], de Roderick J. Barman Stanford (EUA), 1988 Estudo do período de 1798 a 1852, compreendendo uma análise inestimável da formação e consolidação do Estado nacional.

A History of the Brazil
[Uma História do Brasil], de James Henderson Londres (Reino Unido), 1821 Embora do ponto de vista historiográfico seja a repetição da história de Beauchamp, que por sua vez repetiu Southey, o livro contém observações de viagem do autor.

Dodici Anni de Residenze en el Brasile
[Doze Anos de Residência no Brasil], de Donato Barrucco Bolonha (Itália), 1903 Relata as experiências de um frade italiano que viveu em Pernambuco nos anos 70 do século 19. Trata-se de obra extremamente rara, de que só conheço dois exemplares, um dos quais na Biblioteca Nacional do Rio.

A Naturalist in Brazil
[Um Naturalista no Brasil], de Konrad Guenther Londres, 1931 É a tradução inglesa da narrativa de viagem de um naturalista alemão que viveu no Brasil no começo do século 20.


Evaldo Cabral de Mello é historiador e autor de, entre outros, "Um Imenso Portugal" (ed. 34) e "O Negócio do Brasil" (ed. Topbooks).

Texto Anterior: + cultura: O grito íntimo das ruas
Próximo Texto: Evolução: João Morgante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.