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PONTO DE FUGA
O diabo, provavelmente
Divulgação
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Cena do filme "Gangues de Nova York", dirigido por Martin Scorsese |
Jorge Coli
especial para a Folha
A tensão entre o produtor e o diretor resultou num parto doloroso e num filme mais curto do que o previsto.
Não importa: encontra-se nas telas de cinema uma obra
essencial. "Gangues de Nova York" é muito complexo e
é preciso tempo para que ele se decante. Só depois as
análises poderão alcançar sua verdadeira medida.
O filme faz História, História das multidões e dos esquecidos, História da violência e da corrupção, História
dos antros mais escuros e imundos, dos ódios de raça e
de clãs. História da guerra que é carnificina e não heroísmo. História que expõe a democracia como simulacro. O filme pega pelo avesso os velhos mitos enérgicos
americanos. Opõe-se à saga do western e das planícies
desejadas (a América, diz o cartaz, nasceu nas ruas),
criando uma épica semelhante à dos grandes romances
históricos que puseram em cena forças coletivas. Por
destacados que sejam os protagonistas, eles terminam
incorporando-se nas tramas dos movimentos gerais.
A História dos homens, no entanto, mostra-se, no
universo de Scorsese, como o fluxo móvel diante de um
fundamento sagrado e eterno. Como Robert Bresson,
Scorsese é obcecado pela presença do mal no mundo,
pela dificuldade de alcançar o divino, mesmo quando se
age em nome dele. Num gesto simbólico, a Bíblia é atirada às águas. Os personagens mostram no corpo as
marcas do martírio. Simpáticos ou não, eles se irmanam na mesma dificuldade em chegar à salvação.
Deus - Cameron Diaz encarna uma punguista, versão
feminina do "Pickpocket" de Robert Bresson. Bresson é
uma das chaves mais indispensáveis para o cinema de
Scorsese. Ambos possuem em comum um catolicismo
inquieto, que pensa em termos metafísicos e se angustia
diante da inevitável imanência do mal entre os homens.
Scorsese acrescenta uma preocupação com o tempo
histórico e com a política. "Kundun" havia procedido,
em modo mais suave, com frieza aterradora, a esses
cruzamentos. "Gangues de Nova York" insiste em figuras paternas, não psicanalíticas, mas bíblicas: Abraão
prestes a sacrificar Isaac, Deus Pai que deixa crucificar
seu filho. Retoma a figura do traidor, cuja dimensão desesperadora foi exposta em "A Última Tentação de
Cristo".
Superstar - No palácio de Sully, em Paris, ocorreu uma
curiosa exposição: "Corpus Christi - As Representações
do Cristo em Fotografia - 1855-2002". Ela foi concebida
pelo Museu de Israel (Jerusalém). Imagens fotográficas,
reconstituindo episódios dos evangelhos, são muito antigas. No início, as fotos tinham uma função piedosa ou
técnica: as primeiras destinavam-se aos fiéis; as segundas, aos pintores, que se serviam delas como modelos.
Se algumas vezes, como nas fotografias de Julia Margareth Cameron, a espiritualidade foi alcançada, mais frequentemente e, por vezes, mesmo sem intenção, o realismo acentuava os aspectos eróticos e sadomasoquistas das cenas. Logo, um desvio intencional se impõe pela heresia e pelo satanismo, com mulheres nuas crucificadas, com efeitos obscenos que empregam o choque
pornográfico.
Mas há também uma identificação entre a infelicidade humana e o sofrimento, como em apelo à fraternidade. É assim com os cinco grandes painéis de Rauf Mamedov (fotógrafo nascido no Azerbaijão, em 1956).
Juntos, eles compõem uma Santa Ceia, inspirada em
Leonardo, onde Jesus e os apóstolos são representados
por mongolóides. Outras vezes, a associação com a Paixão de Cristo se impõe quando a foto evoca, por acaso,
cenas religiosas consagradas pela pintura; entre elas encontram-se instantâneos de guerra e a exposição do
"Che" Guevara assassinado. A mostra é perturbadora,
causou escândalo, porque atinge antigas e veneráveis
convenções visuais.
Paperback - Morte e ressurreição em Nova York: "Tell
No One", de Harlan Coben (Dell Publishing), é um thriller assombroso. Seu enredo, que surpreende, é vazado
num sentido certeiro da narração e carrega angústias
cegas, culpas, remorsos e redenções.
Jorge Coli é historiador da arte.
E-mail: jorgecoli@uol.com.br
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