São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Revista traz Atwood e literatura punk
Texto da escritora canadense Margaret Atwood, vencedora do Booker Prize de 2000 com o livro "O Assassino Cego" (no Brasil, pela ed. Rocco), é um dos destaques da mais recente edição da britânica "Pretext" (Pen & Inc. Press), além de entrevista com Kathy Acker, estrela da literatura punk . Ligada à Universidade de East Anglia -considerada "de vanguarda" na crítica literária do país-, a publicação semestral traz também trabalhos de nomes como Kate Atkinson e Stella Duffy.

A condição humana em tempos de crise
O diretor Michael Cimino (de "O Ano do Dragão") está tentando levantar verbas para levar às telas "A Condição Humana", do francês André Malraux. "Nunca houve época melhor para tentar fazer "A Condição Humana" do que agora. Ele trata da natureza do amor, da amizade, da honra e da dignidade. Quão frágeis e importantes são essas coisas em um tempo de crise", diz ao "Sunday Review". Nesse romance de 1933, Malraux (1901-1976) narra o levante comunista de 1927, na China.

Crônica de um fracasso quixotesco
Problemas de saúde do protagonista (Jean Rochefort), conflitos com financiadores, o sobrevôo de agentes da Otan, uma enchente no Norte espanhol que transformou em lodo a área escolhida para as filmagens: a tentativa frustrada e "calamitosa" do diretor americano Terry Gilliam (ex-Monty Python) de adaptar para o cinema o "Quixote" de Cervantes é tema de "Lost in La Mancha", documentário de Keith Fulton e Louis Pepe que acaba de ser lançado em circuito internacional.



Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: Santo Agostinho contra a estética do mal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.