UOL


São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Cinema brasileiro é tema de livro inglês
Acaba de sair na Inglaterra "The New Brazilian Cinema" (320 págs., R$ 24,50), organizado pela professora de cinema da Unicamp Lúcia Nagib. Publicado pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, o livro traz também textos do professor da USP Ismail Xavier (a produção dos anos 90), de Ivana Bentes, da Universidade Federal do RJ (a representação do sertão e da favela) e de João Luiz Vieira, da Universidade Federal Fluminense (a representação da política).


Nostalgia cult da Alemanha Oriental
Seis milhões de alemães já viram o filme "Good Bye, Lenin", dezenas de milhares já foram à mostra "Art in GDR", em Berlim, e livros de memória sobre a ex-Alemanha Oriental, como "Minha Adolescência Alemã Livre", de Claudia Rausch, vendem bem. Fenômeno de público, o sentimento de nostalgia pelo antigo país comunista (apelidado de "Ostalgie") não tem nada a ver com ideologia, defende o liberal "Frankfurter Allgemeine": só faz sucesso, diz, "porque não existe mais".


Obra mostra classe média sob o franquismo
Recém-lançado na Espanha pela Alfaguara, o romance "Francomoribundia" (448 págs., 18,50 euros), do escritor e jornalista Luis Cebrian, busca retratar a geração que viveu, durante os anos 70, a agonia do regime do general Francisco Franco (1939-75) e a transição para a democracia. A crítica o tem comparado, alguns degraus abaixo, a clássicos da ficção histórica latino-americana como "Conversa na Catedral", do peruano Mario Vargas Llosa, e "Eu, o Supremo", do paraguaio Roa Bastos.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + história: A lancheira e o bombardeiro
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.