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Antologia publicada na França reúne textos centrais para a compreensão
do erotismo feminino como forma de prazer e instrumento político no século 18
Libertinagem por temperamento e princípio
Philippe Sollers
especial para o "Le Monde"
Era uma vez um povo, favorecido pela natureza e a história, que descobriu o fugaz prazer de viver e, melhor ainda, de poder dizê-lo. Esse
acontecimento improvável é conhecido
como o século 18 francês. Foi a primavera,
que não demoraria a ser castigada por um
longo inverno. Nietzsche compara esse
momento ao milagre grego, mas ainda
mais miraculoso do que este.
Franceses e sobretudo francesas terão
que fazer um esforço se quiserem saber do
que eram capazes. Esta extraordinária
"Anthologie Érotique - Le 18e. Siècle" [Antologia Erótica - O Século 18], apresentada
com minúcias por Maurice Lever, os mergulhará num passado vivo, vertiginoso, vibrante, repleto de romances leves, de memórias inventadas, de pesquisas, documentos, luzes. Aventuras, frases, palavras,
personagens, todos saltam à vista. Ninguém terá tempo de se entediar.
De fato, foi um momento incrível, aproximadamente entre 1740 e 1789. A libertinagem corria solta por toda parte. Paris era
"a Citera da Europa", ou, mais precisamente, "o bordel do universo". Um longo
acúmulo, mais ou menos subterrâneo, deu
lugar a esse transbordamento impetuoso e
louco. Pela primeira vez no tempo humano, de maneira tão maciça quanto marcante, "a filosofia se reconcilia com o corpo, e o
próprio corpo se torna filósofo".
Existe, sim, uma filosofia francesa -não
sabemos o suficiente sobre isso- especializada na educação e liberdade das mulheres. E é justamente essa a razão de sua má
reputação, do esquecimento e da censura
que a atingem -e, também, de seu frescor
fascinante.
Como disse uma cortesã da época: "Eu já
lhes disse, e não me ouvireis dizendo outra
coisa: o prazer, meus filhos, o prazer -não
vejo outra coisa no mundo". O frontispício
de "Teresa Filósofa" não poderia ser mais
claro: "A volúpia e a filosofia fazem a felicidade do homem sensato. Ele abraça a volúpia por prazer, ele ama a filosofia pela razão". O ser humano finalmente ganha sentido: seu corpo possui espírito, seu espírito
é um corpo. Para o horror dos devotos de
todas as laias, sua vida se transforma em
um romance concretizado. Conseqüência:
as mulheres surgem, se movem, tomam
conta das situações. "A mulher de boas
condições tem um amante para fazer bonito, a burguesa, por diversão, e a pobre, por
necessidade. A coquete o procura, a hipócrita o deseja, a mulher razoável o escolhe."
É a era das "atrevidas". "Uma atrevida, senhorita, é uma moça que não se preocupa
com nada, que satisfaz seus prazeres e suas
paixões quando a oportunidade para tal
aparece, que não se entristece e que não
pensa fazer outra coisa senão ter prazer."
Inferno e danação: a velha verdade vacila, o poder é desestabilizado, uma revolução está em curso. Vocês pensam nos
grandes autores -Crébillon, Laclos, Sade-, mas existem muitos outros, e de
grande talento. Pierre Alexandre Gaillard
de La Bataille, por exemplo, com sua "Histoire de Mademoiselle Cronel Dite Fretillon". Trata-se da senhorita Clairon, célebre atriz da Comédie Française. Ela compara as mulheres levianas, como ela, aos
acadêmicos: "Nós levamos nossos amantes à falência; eles, seus livreiros. Nós divertimos o público; eles, dizem que o entediam". Outra vedete airosa, dançarina na
ópera, foi Madame Guimard, da qual temos o retrato maravilhoso pintado por
Fragonard. Mas é toda uma população que
se perfila ao longo das páginas, como as
damas da corte levadas à libertinagem ("La
Grivoise du Temps, ou la Charolaise",
1747), como a extravagante prima de Luís
15, senhorita de Charolais, por algum tempo amante do pai de Sade. Elas são conhecidas como "as santas"; as festas têm lugar
no castelo de Petit Madrid, em pleno Bois
de Boulogne, onde as noites nunca terminam. A senhorita de Charolais comenta
com frieza: "Sempre encontrei 20 pais para
cada um de meus filhos". É o catálogo inverso: príncipes, duques, marqueses, condes, barões, suíços, saxões, dragões.
A França "superior" explode, a França
"inferior" não descansa: "Em todo lugar,
as pessoas são libertinas por temperamento; em Paris, o são por princípio". Manicômios, loucuras, teatros, bordéis: sexo e comércio. As rainhas da parte de baixo se
chamam Madame Pâris, dita "Bonne Maman", e senhorita Gourdan, conhecida como "a Pequena Condessa". A "Correspondance de Madame Gourdan" (1783) ou
"Les Sérails de Paris" (1802) são os testemunhos mais assombrosos desse frenesi
reinante. Sade passou por lá, é claro, e Casanova, também.
Vejamos, por exemplo, as lições ou máximas aplicadas às mulheres da vida, redigidas por uma "mãe-abadessa" do Faubourg Saint-Germain. Artigo 15: "Simples,
coquete e prudente ao mesmo tempo, ela
saberá que a simplicidade atrai, a coqueteria diverte e a prudência retém. Será essa a
base de sua conduta". Artigo 16: "Ela não
terá caráter próprio: se aplicará a estudar,
com o maior cuidado, o caráter daquele
que a sustenta, e saberá revestir-se dele como se fosse seu próprio". Simulacros, ilusões, dissimulações.
É claro que a repressão da prostituição
com freqüência é terrível: nesse caso, é o
horror do hospital (Salpêtrière, Sainte-Pélagie). O maquinário social é observável a
olho nu, ou seja, "esse destino inconcebível
que constantemente eleva, rebaixa, mantém e reverte os rumos de ministros e
marafonas". Não obstante tudo segue
adiante num clima de embriaguez. Os
homens são animais lúbricos, movidos
por pulsões: os controlamos, eles pagam, os substituímos quando é preciso,
o que não impede que amemos um deles de vez em quando (sói acontecer).
Basta ver o que está escrito: "À tarde
nós harmonizamos, à noite, agimos, e,
no dia seguinte, ele me instala em minha casa". Homenagem ao Palais-Royal
(bom dia, Diderot): "Ali podemos tudo
ver, tudo ouvir, tudo conhecer; há com
o que fazer de um jovem um sábio". Encontros marcados ou não, gostos, manias, obsessão pela gravidez ou a sífilis,
luxo inusitado, miséria das prostitutas
de rua -é um corte vertical numa multidão que parece ter decidido não ir a lugar nenhum.
A revolução virá em seguida ("ela foi
feita por voluptuosas", diria Baudelaire), mas o preço a pagar é muito alto.
Vemos aproximar-se a tempestade,
com a queda do sexo na política. A
França aristocrática está falida, o casal
real pagará o preço. Luís 16 passa por
impotente, os libelos contra Maria Antonieta se sucedem com uma violência
estarrecedora. Tem lugar a grande
transformação da sexualidade em espírito de vingança (será uma fatalidade?
Talvez).
Os panfletos "patriotas" são obscenos, mas visam a ordem moral. A rainha, sobretudo, é objeto de todas as fantasias negativas. Farejamos a burguesia,
furiosa, levando o povo a pedir sangue.
Vale ler "Le Bordel Royal" (1790) ou
"Les Fureurs Utérines de Marie-Antoinette" (1791). Maus versos, brutalidade
pornográfica, encolhimento do vocabulário, calúnias, maledicência, peso
estereotipado das situações: o mau gosto explode, o ressentimento e o rancor
impregnam tudo, a graça cai no esquecimento. O complô puritano passa pelo
rebaixamento dos discursos e dos corpos. Teriam os prazeres sido grandes
demais? É preciso assustá-los, falsificá-los, abatê-los. Daquele momento em
diante se falará muito em liberdade,
mas resta ver se ela virá.
Philippe Sollers é escritor e crítico francês, autor de, entre outros, "Sade contra o Ser Supremo" (ed. Estação Liberdade).
Tradução de Clara Allain.
Anthologie Érotique - Le 18e. Siècle
1.200 págs., 30 euros
Maurice Lever (org.). Ed. Robert Laffont
(França).
Onde encomendar
Livros em francês podem ser encomendados, em São Paulo, na Fnac (tel. 0/xx/11/
4501-3000) e, no Rio de Janeiro, na livraria
Leonardo da Vinci (tel. 0/xx/21/2533-2237).
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