São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2011

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Tecnologia tem 7 das 10 maiores marcas

Apple obteve a maior valorização neste ano entre as cem mais valiosas do mundo, aponta ranking de consultoria

Empresas brasileiras nunca entraram no levantamento porque marcas não são consideradas globais

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

Das 10 marcas mais valiosas do mundo, 7 são ligadas ao setor de tecnologia. É o que mostra o ranking "Melhores Marcas Globais" 2011, da consultoria Interbrand.
A Apple, que fabrica produtos como o iPhone e o iPad, foi a que mais se valorizou desde o ano passado -58%, valendo US$ 33,5 bilhões- entre as cem marcas da lista.
É a primeira vez que a empresa de Steve Jobs, que saltou do 17º lugar em 2010 para 8º, fica entre as dez principais. "A Apple é a estrela da vez em razão do iPad", diz Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand do Brasil. O executivo prevê que a companhia continue ganhando valor apesar da saída de Jobs do comando.
Para Pinedo, nos próximos anos, mais empresas de tecnologia estarão entre as primeiras. "O setor assumiu muita relevância." Mas nem todas saem ganhando. As marcas que mais perderam valor entre 2010 e 2011 também são do segmento, como Nokia (-15%), Nintendo (-14%) e Sony (-13%).
No topo do ranking, aparecem Coca-Cola -que é líder desde o início do acompanhamento, em 2000-, IBM e Microsoft. Nunca uma empresa brasileira entrou na lista.
Isso, diz Pinedo, não porque as marcas nacionais tenham baixo valor, mas por não serem globais. Itaú, líder do ranking brasileiro, vale R$ 24,3 bilhões.
São vistas como globais empresas com mais de um terço do faturamento vindo de fora do país de origem, presentes nos cinco continentes e com marcas reconhecidas fora do seu ambiente principal de negócios.


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