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Mudar é questão de saúde pública, afirma secretário
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE PARIS
"O carro não é adequado a
Paris." O secretário dos
Transportes, Denis Baupin,
não teme se indispor com os
eleitores motorizados, metade das famílias parisienses.
"É uma questão de saúde
pública, a poluição adoece,
mata. Os eleitores sabem
que estamos melhorando a
qualidade da vida deles", diz.
Diferentemente de sua
amiga Marta Suplicy, que retirou R$ 40 milhões do orçamento dos corredores de
ônibus para financiar os túneis Rebouças e Cidade Jardim, Bertrand Delanoë, prefeito de Paris, usa todos os
recursos para dificultar a vida dos motoristas.
Em três anos, fez mais de
40 quilômetros de corredores de ônibus e inviabilizou o
estacionamento gratuito nas
ruas. Conseguiu reduzir o
tráfego de carros em 10%.
Outra arma da Prefeitura é
a criação de "Bairros Verdes" e "Espaços Civilizados". No primeiro, o tráfego
é desestimulado com a interdição de ruas e a redução da
velocidade a 30 km/h.
O segundo caso reduz o tamanho de avenidas de tráfego pesado que funcionam
como eixos de ligação. A
avenida Magenta, por exemplo, por onde passam 2.000
carros por dia, será "civilizada". Dos 20 metros de pistas
a que os carros têm direito
atualmente, restarão sete
metros.
(FV)
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