UOL


São Paulo, domingo, 02 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TERROR

Suspeito de planejar ataques de 11 de setembro é preso no Paquistão

O Paquistão anunciou ontem a prisão de Khalid Sheikh Mohammed, 37, suspeito de planejar os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 aos EUA. Considerado um dos principais líderes da rede terrorista Al Qaeda, ele estava na lista de terroristas mais procurados pelo FBI (a polícia federal dos EUA).
Segundo o Ministério do Interior paquistanês, Mohammed estava entre três pessoas presas ontem em Rawalpindi, próximo à capital do país, Islamabad.
Em junho de 2002, investigadores americanos o identificaram como o provável planejador dos ataques de setembro de 2001. Ele já havia sido indiciado nos EUA em 1996 por sua suposta participação em um plano para explodir aviões civis americanos sobre o oceano Pacífico. Nascido no Kuait, Mohammed é parente de Ramzi Ahmed Yousef, que está em prisão perpétua pelo ataque a bomba de 1993 ao World Trade Center.
Agências de inteligência paquistanesas têm buscado os membros da Al Qaeda com a ajuda de agentes americanos desde a queda do regime fundamentalista islâmico do Taleban no vizinho Afeganistão, no fim de 2001.
Acredita-se que centenas de militantes da Al Qaeda e seus aliados do Taleban cruzaram a fronteira com o Paquistão desde que as forças militares lideradas pelos EUA começaram a buscá-los no Afeganistão.


Texto Anterior: Bagdá na mira: "Será muito difícil democratizar o Iraque"
Próximo Texto: Coréia do Norte: País acusa EUA de espionar para preparar a guerra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.