São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA alertam contra invasão dos bálticos

DO "FINANCIAL TIMES"

O embaixador americano na Otan, a aliança militar ocidental, lançou ontem um apelo para que aquele bloco de 26 países se capacite para a defesa de Estônia, Letônia e Lituânia, diante de uma eventual agressão da Rússia, em razão da incursão daquele país na Geórgia.
As três repúblicas bálticas, que já integraram a União Soviética, têm minorias etnicamente russas que o Kremlin insiste ter o direito de proteger.
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, elogiou o comunicado da véspera dos governantes da União Européia, que, embora verbalmente duro, não mencionou sanções a Moscou em razão da Geórgia. "Graças a Deus, o bom senso prevaleceu", disse o premiê. Também lamentou que os europeus não tenham criticado a Geórgia por ter iniciado o conflito, em 7 de agosto.
O porta-voz do premiê russo disse que o vice-presidente americano, Dick Cheney, interfere indevidamente na região ao efetivar hoje o plano de visitar a Geórgia.


Texto Anterior: Rússia diz que assinou um cessar-fogo, e Geórgia, outro
Próximo Texto: Oriente Médio: Síria expulsou líder do Hamas, diz jornal; grupo islâmico nega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.