UOL


São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA montam equipe para gerir petróleo

DA FRANCE PRESSE

As autoridades norte-americanas no Iraque anunciaram ontem a criação de uma nova equipe de gestão do Ministério de Petróleo, que será dirigido por um iraquiano, e de um conselho consultivo, presidido por um americano.
Thamer Ghadhbane, ex-diretor de planejamento do ministério, irá dirigir a nova equipe de gestão, afirmou o general britânico Tim Cross, assessor do general da reserva e chefe da administração provisória americana, Jay Garner.
Cross anunciou também "a criação de um conselho consultivo encarregado do setor petrolífero", que será presidido pelo norte-americano Philip Carroll. Este foi presidente da companhia anglo-holandesa de petróleo Shell.
O conselho se ocupará do planejamento da indústria petrolífera iraquiana, enquanto o comitê de gestão se encarregará de acompanhar diariamente as operações do ministério.
Mas analistas e profissionais do setor dizem que a recusa de especialistas iraquianos em participar da reconstrução daquela que é a principal fonte de divisas para o país poderá trazer problemas.
O atrito potencial entre especialistas iraquianos e norte-americanos também seria um motivo de preocupação.



Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA discutem futuro da doutrina Rumsfeld
Próximo Texto: EUA limitam ainda mais os direitos civis
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.