São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

Golpe derruba presidente da Mauritânia

DA REDAÇÃO

Um golpe de Estado derrubou ontem o presidente da Mauritânia, Sidi Ould Cheikh Abdallahi, vencedor em março do ano passado nas primeiras eleições livres desde que o país se tornou independente da França, em 1960. O poder foi assumido por uma junta militar chefiada pelo general Mohamed Ould Abdelaziz, que havia sido demitido do comando da guarda presidencial.
As emissoras oficiais de rádio e TV foram silenciadas, e os comerciantes da capital, Nuakchott, obrigados a fechar suas portas. A União Européia, a União Africana e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenaram o golpe. Catorze horas após tomar o poder, a junta militar afirmou em TV nacional que pretende realizar eleições "assim que possível"
A redemocratização da Mauritânia, país islâmico ao noroeste da África, coincidiu com a crise política provocada pelo aumento nos preços dos alimentos. Acusado por deputados de corrupção e ineficiência no combate à inflação, o governo perdeu, neste ano, maioria na Assembléia Nacional.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Irã: CS da ONU se divide sobre punir Teerã
Próximo Texto: Após vídeo, Cruz Vermelha critica Colômbia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.