São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Thaler estuda costumes econômicos

DA SUCURSAL DO RIO

Richard Thaler é professor da Universidade de Chicago e fundador de uma empresa de gestão de ativos. É considerado um dos expoentes da economia comportamental. Conheceu Barack Obama em 2004, quando ele concorreu ao Senado. Diz ter ficado impressionado com o carisma do candidato e se ofereceu para ajudá-lo.
Ele costuma conversar com Austan Goolsbee, outro professor da Universidade de Chicago, que foi conselheiro econômico de Obama desde a campanha ao Senado. Goolsbee leu uma primeira versão de "Nudge" e incorporou idéias do livro na campanha, segundo Thaler.
Na avaliação do economista, a crise do mercado de crédito imobiliário ainda não acabou e foi resultado de uma mudança no comportamento-padrão do americano em relação à forma de pagamento das dívidas imobiliárias. Segundo Thaler, antigamente a maioria dos americanos pagava a casa própria até a aposentadoria. A partir da década de 1990, a prática do refinanciamento levou a um aumento das hipotecas e do volume de empréstimo, um comportamento que passou a ser considerado normal.
O problema começou quando os juros dos empréstimos subiram e o valor das casas caiu. "De repente, as pessoas não tinham mais condições de efetuar os pagamentos de suas dívidas. Existem coisas semelhantes acontecendo com as dívidas de cartão de crédito", disse.
Thaler mantém o site www.nudges.org, sobre o livro. (JL)


Texto Anterior: Entrevista da 2ª: Cidadão é como Homer e precisa de "empurrãozinho"
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.