São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil faz elogio a clima calmo de votação

DA REDAÇÃO

O referendo boliviano de ontem foi recebido no exterior com manifestações de apoio e pedidos de diálogo entre governo e oposição, inclusive por parte do Brasil.
O governo brasileiro fez elogios à votação em nota ontem, destacando a "ampla participação" e o "clima de tranqüilidade" com que foi realizada: "O processo contribuirá para o desenvolvimento institucional do país (...) pelo diálogo nacional".
Em Washington, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou que o resultado do referendo "reflete a vontade do povo boliviano de viver em harmonia". Ele disse que o órgão seguirá apoiando "todo esforço para buscar espaços de negociação entre" La Paz e setores opositores.
Insulza telefonou ontem ao presidente Evo Morales e aos governadores referendados para parabenizá-los. De acordo com a OEA, que destacou 125 observadores eleitorais nos nove departamentos bolivianos, a participação popular ontem foi de 83%, e em 95% das sessões observadas as cédulas foram protegidas de forma apropriada.
Na aliada Venezuela, o presidente Hugo Chávez celebrou já na noite de domingo a esperada vitória de Morales no referendo e declarou que o resultado aprofunda o processo "irrefreável" de transformação na região.
Os EUA também enviaram mensagem de apoio à Bolívia: segundo o porta-voz do Departamento de Estado Robert Wood, o país está pronto para oferecer sua assistência caso necessário.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Após pleito, negociação entre governo e oposição segue em horizonte distante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.