São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAQUISTÃO

Resolução contra Musharraf eleva pressão por impeachment

DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa da Província de Punjab, no Paquistão, aprovou na noite de ontem uma resolução que busca acabar com o governo do presidente Pervez Musharraf. A resolução não é de efeito direto, mas aumenta a pressão política contra o presidente em momento de grande tensão no país.
Musharraf vive atualmente a perspectiva de um processo de impeachment, aprovado na última quinta-feira pela coalizão governante, do ex-premiê Nawaz Sharif e de Asif Ali Zardari, viúvo de Benazir Bhutto.
Sob gritos de "Vá, Musharraf, vá", a assembléia da Província mais populosa do Paquistão passou a resolução não vinculante de ontem por 321 votos a favor e 25 contra.
O texto pede que o presidente ou tente um voto de confiança pelas Assembléias federal e provinciais ou renuncie. Caso contrário, a Assembléia de Punjab pedirá o impeachment ao Parlamento, diz o "Financial Times".
Três outras assembléias provinciais devem votar resoluções semelhantes nos próximos dias.
Enquanto isso, ambas as Casas do Parlamento paquistanês deram início ontem a sessões para discutir e votar o impeachment, que depende de dois terços dos votos para ser aprovado.
No comando do país desde 1999, quando protagonizou um golpe, Musharraf, aliado dos EUA, teve seu segundo mandato aprovado em outubro por votação indireta.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Inscrição de candidatura de rival de Chávez é recusada
Próximo Texto: Filipinas: Manila enfrenta separatistas, e 130 mil fogem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.