São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarkozy faz apelo por unidade que toma o exemplo da Europa

DA REDAÇÃO

Ao abrir ontem em Paris a reunião da União do Mediterrâneo, que reuniu 43 governantes da Europa, do Oriente Médio e da África do Norte, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, lançou um apelo para que seus convidados seguissem o exemplo da União Européia. "Construiremos juntos a paz no Mediterrâneo, como há anos construímos a paz na Europa", afirmou.
Foi a primeira vez que um encontro, fora da ONU, reuniu em torno da mesma mesa governantes de países com velhas pendências, como Grécia e Turquia ou Israel e Síria.
"Se estamos aqui reunidos é porque não queremos ser apenas vizinhos, mas também parceiros", disse o presidente francês no Grand Palais, na margem direita do Sena.
A idéia de uma União do Mediterrâneo foi lançada por Sarkozy na noite de sua eleição como presidente. Deu na época a entender que seria o foro coletivo próprio à Turquia -""que é um país asiático e não um país europeu", e por isso não poderia entrar na União Européia.
Sarkozy reuniu-se ontem pela manhã com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, tranqüilizando-o. Erdogan hesitou em participar da conferência, por acreditar que enfraqueceria seu plano de ingresso na UE.
Analistas acreditam que o projeto francês de União do Mediterrâneo tomou densidade na medida em que os EUA, debilitados pela Guerra do Iraque, concentraram seu foco em pontos mundiais com tensões mais agudas, como o programa nuclear do Irã e a deterioração da situação do Afeganistão.
Em comunicado final do encontro, os participantes se comprometem a construir "um Oriente Médio verificadamente livre de armas de destruição em massa". A principal delas, a bomba atômica, inclui-se no arsenal que Israel não admite publicamente possuir. A Síria tampouco admite armazenar armas químicas. Mas a declaração tem como endereço o regime islâmico do Irã, que não é banhado pelo Mediterrâneo e por isso não estava presente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Israel e Síria falam de paz e ganham foco em cúpula
Próximo Texto: Violência no México: Gangues do tráfico matam oito em chacina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.