|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SEGREDOS
Manual para entender os homens nos relacionamentos, inspirado em episódio de "Sex and the City", vira best-seller nos EUA
Livro sobre homens é febre entre mulheres
SÉRGIO DÁVILA
DE SAN FRANCISCO
Milhares de livros foram escritos para tentar responder à pergunta feita no século passado por
Sigmund Freud (1856-1939):
"Apesar de meus 30 anos de pesquisa sobre a alma feminina, não
fui capaz de responder à grande
questão que nunca foi respondida: o que quer uma mulher?". Para os homens, bastou um livro.
É o recém-lançado "He's Just
Not That Into You - The No-Excuses Truth to Understanding
Guys" (ele simplesmente não é
tão a fim assim de você - a verdade
sem rodeios para entender os homens).
O livro está em segundo lugar
entre os mais vendidos das livrarias eletrônicas Amazon e Barnes
& Noble e virou assunto de um
programa inteiro de Oprah Winfrey, uma espécie de Hebe Camargo local, só que com dez vezes
mais alcance e influência entre as
telespectadoras.
É um guia sem meias palavras
para mulheres, como sugere o intertítulo, sobre o que os homens
supostamente querem de um relacionamento, seja ele qual for: sexo de uma noite, namoro casual,
namoro sério, casamento, transa
entre amigos...
Surgiu a partir de um dos últimos episódios da falecida e cada
vez mais cultuada série televisiva
"Sex and the City".
Miranda, a personagem interpretada por Cynthia Nixon (que
aliás acaba de assumir o namoro
com uma mulher), sai por uma
noite com um sujeito, que nunca
mais a procura.
Comentando o caso com as
amigas, a personagem é confrontada com a seguinte hipótese, levantada pelo namorado de Carrie
(Sarah Jessica Parker): e se ele
simplesmente não ficou tão a fim
assim de você?
As quatro se calam, e a espectadora vê todos os argumentos que
vinham sendo dados (ele tem medo de compromisso, ele é um cafajeste, ele é casado, ele virou gay)
caírem por terra.
Auto-ajuda comportamental
O episódio deu tanta repercussão e rendeu tantas cartas, e-mails, faxes e telefonemas a seus
autores que estes viram ali, na estupefação de milhares de mulheres que nunca tinham levantado a
opção mais simples para explicar
o fora levado, um guia de auto-ajuda comportamental.
Não por acaso, os dois autores
de "He's Just Not That Into You",
Greg Behrendt (o único homem
do time de escritores da série) e
Liz Tuccillo, são também roteiristas daquela série de TV, inclusive
do episódio em questão.
"Infelizmente, os homens não
conseguem dizer diretamente a
uma mulher o que pensam sobre
ela, mas seus atos podem ser absolutamente reveladores", disse
Behrendt. Que atos são esses? "Ele
só transa com você bêbado, não a
convida para sair, não a apresenta
aos amigos, desaparece por dias",
segundo o autor.
Nas palavras de Oprah Winfrey
em seu programa, "eu acho que
esse livro vai libertar as mulheres,
lê-lo é uma verdadeira libertação". Exagero, mas elas parecem
concordar. "A tiragem original
pulou de 30 mil cópias para as
atuais 410 mil, e uma segunda edição está a caminho", disse Tracy
van Straaten, diretora de comunicação da Simon & Schuster, a editora do livro. Que ainda não tem
versão brasileira.
Livro: He's Just Not That Into You - The
No-Excuses Truth to Understanding Guys
Autores: Greg Behrendt e Liz Tuccillo
Editora: Simon & Schuster
Preço: US$ 19,95 (176 págs.)
Onde comprar: www.amazon.com;
www.bn.com
Texto Anterior: Marcha a ré: Aids acelera crise demográfica na Rússia Próximo Texto: Sociedade: Universitários se tornam "sem-teto" na França Índice
|