São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA

Após legislativas, Sarkozy faz primeira troca ministerial

DA REDAÇÃO

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, no poder há pouco mais de um mês, fez ontem sua primeira troca ministerial, indicando a advogada Christine Lagarde para o Ministério da Economia. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo no país.
Lagarde, que trabalhou por muitos anos em um escritório norte-americano de advocacia, terá que acalmar os sindicatos e convencer os outros países da União Européia de que o pacote de redução de impostos planejado por Sarkozy não fere as regras fiscais do bloco.
Jean-Louis Borloo, que ocupava o posto, assumiu o papel de "superministro" ao ser convidado pelo presidente para comandar a nova e prestigiosa pasta da Energia e Ambiente no lugar de Alain Juppé, que apresentou sua demissão após ter sido derrotado nas eleições legislativas de domingo. Borloo também passa a ser o vice do premiê François Fillon.
A rápida saída de Borloo do Ministério da Economia é vista por analistas como resposta ao resultado das eleições legislativas, já que alguns deputados ligados ao governo culpam a maneira como o ministro comandou o projeto de aumento do TVA -imposto sobre consumo- pelo resultado "medíocre" obtido pelo partido do governo no domingo.
Sarkozy também nomeou 12 secretários de Estado -entre eles, Fadela Amara, fundadora de uma ONG em defesa das mulheres muçulmanas, e a conservadora Rama Yade, nascida no Senegal.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Polônia quebra a unanimidade de conferência sobre o tratado da UE
Próximo Texto: Paquistão: Governo pede reunião por título a Rushdie
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.