São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA

McCain ultrapassa Obama em pesquisa do instituto Zogby

DA REDAÇÃO

O candidato republicano à Presidência dos EUA, John McCain, reverteu a vantagem de Barack Obama e ultrapassou pela primeira vez o rival democrata na pesquisa do instituto Zogby. McCain tem 46% das intenções de voto, contra 41% de Obama, segundo a sondagem, realizada entre 14 e 16 de agosto, com margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo -ou seja, não está excluída a possibilidade de os candidatos estarem empatados.
Em pesquisas de outros institutos, Obama ainda mantém a liderança, mas a maioria indica tendência de diminuição da sua vantagem. Pesquisas eleitorais nos EUA, porém, não são um termômetro exato para definir o vencedor da eleição, já que o voto é facultativo e o resultado individual de cada Estado é mais determinante do que o total nacional, já que a eleição é decidida no colégio eleitoral.
Segundo a pesquisa do Zogby, Obama perdeu apoio entre os eleitores de esquerda, as mulheres e os jovens.
Após vencer as primárias, o democrata suavizou declarações sobre temas polêmicos, o que foi mal recebido entre os jovens e progressistas, que o apoiaram na disputa com Hillary Clinton. Ele vem sofrendo ainda ataques à sua política energética e à sua inexperiência em defesa.


Texto Anterior: Capacetes azuis: Senado brasileiro investigará suspeita sobre missão no Haiti
Próximo Texto: África: Novo atentado na Argélia deixa pelo menos 12 mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.