São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

ÁFRICA

Novo atentado na Argélia deixa pelo menos 12 mortos

DA REUTERS

Um dia depois do mais letal ataque na Argélia desde os anos 90, um novo atentado sacudiu o país ontem, matando ao menos 12 pessoas e ferindo 42.
As vítimas eram engenheiros argelinos à serviço da empreiteira canadense SNC-Lavallin que estavam a bordo de um ônibus atingido por um carro-bomba na cidade de Bouira, 90 km a sudeste da capital, Argel.
Minutos antes, também em Bouira, um primeiro carro-bomba havia sido lançado contra uma base militar, ferindo gravemente quatro soldados.
A mais recente onda de violência começou no domingo, com uma emboscada no leste do país que deixou 12 militares mortos. Anteontem, um ataque matou 48 jovens que faziam fila para prestar um concurso da polícia em Issers, a leste de Argel.
Nenhum grupo se responsabilizou pelos ataques, mas as autoridades culpam a Al Qaeda no Magreb Islâmico, que assumiu a culpa por vários atentados realizados nos últimos dois anos.
Alegando que a Argélia -um importante exportador de gás e petróleo para a Europa e os EUA- está sendo dominada pelo Ocidente, o grupo reacendeu o clima de pavor que assolou o país nos anos 90, quando terroristas islâmicos mataram 150 mil pessoas.


Texto Anterior: Sucessão nos EUA: McCain ultrapassa Obama em pesquisa do instituto Zogby
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.