São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAGUAI

Lugo recebe líder sem-terra, que promete novas invasões

DA REDAÇÃO

Um dos líderes do movimento sem-terra no Paraguai, Elvio Benítez, anunciou ontem novas invasões de terras no país -citou fazendas de um brasileiro e de um argentino- momentos antes de se reunir com o presidente eleito, Fernando Lugo.
O movimento de Benítez, a Coordenação de Produtores Agrícolas de San Pedro Norte, promete invadir propriedades no departamento de San Pedro (centro) e na fronteira com o Brasil entre os dias 12 e 15 -nesta data, Lugo toma posse. O líder convidou o ex-bispo a uma jornada de protestos no dia 6.
As promessas de reforma agrária de Lugo criaram arestas na sua coalizão antes mesmo da posse. Os grupos mais à direita se opõem ao apoio aos sem-terra.
Já o campo vive tensão entre entidades camponesas que aceleram a arregimentação de sem-terra e fazendeiros, muitos deles brasileiros, que montam milícias para defender terras. Os chamados brasiguaios são responsáveis por quase 60% da produção local de soja.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Diminui número de novas infecções por HIV, diz ONU
Próximo Texto: Chile: Governo chileno faz acordo histórico com comunistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.