São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002


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SEMINÁRIO

Design motiva evento para pequena empresa

DA REDAÇÃO

Apresentar 16 horas de consultoria coletiva sobre a importância do design para micro e pequenas empresas brasileiras. Esse é o objetivo do "Seminário Internacional de Design - Brasil Design Diversidade Negócios", promovido pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo) entre amanhã e terça-feira, em São Paulo.
O seminário faz parte da comemoração de dois anos do programa Via Design, desenvolvido pelo órgão com a finalidade de alertar os empresários sobre a necessidade de investir em design de produtos e serviços, utilizando-o como ferramenta de competitividade e inovação em vários segmentos.
"As micro e pequenas empresas não podem mais concorrer como se seus produtos fossem meras commodities [produtos em estado bruto ou primários". É preciso ter diferencial de forma, função e matéria-prima, tudo o que é abrangido pelo design", defende o coordenador do Via Design em São Paulo, Paulo Sergio Framzosi, 30.
Entre as iniciativas do programa, está a criação de um curso sobre gestão do design para empreendedores, a ser implementado em janeiro de 2003.
Temas
O evento, que será transmitido para mais de 30 cidades brasileiras, por teleconferência, contará com designers como os irmãos Fernando e Humberto Campana e Guto Índio da Costa, que desenvolve projetos para produtos industrializados.
Os temas debatidos nos diversos painéis do evento são os seguintes: "Imaginação e Criatividade na Gestão do Design", "Pequenas Empresas Ganham com o Design", "Design e Produtos Globais", "Perspectivas, Novas Estratégias e a Cara Brasileira" e "Design com Cara Brasileira -Pluralidade que Dá Certo". A lotação já está esgotada.



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