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EXPANSÃO
32% dos shoppings que abrirão em todo o país até 2004 estarão no Estado de SP, fora da capital
Interior entra na rota dos shoppings
TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL
Próximos destinos: interior e litoral do Estado de São Paulo. Essa
é a rota de expansão traçada por
lojistas e redes que pretendem
abrir novas unidades em shopping centers até o final de 2004.
O cenário atual é favorável ao
projeto. Segundo dados da Al-
shop (Associação Brasileira de
Lojistas de Shopping Centers), do
total de 77 shoppings previstos
para serem inaugurados no país
até o final de 2004, 32% estarão
em cidades do interior e do litoral
paulistas.
Serão 23 novos centros de compras distribuídos em municípios
como Campinas, São José dos
Campos, Santos, Limeira, São Vicente e Guarujá, entre outros.
O destaque dessa temporada será a cidade de São José do Rio Preto, que ganhará três shoppings,
todos eles já com obras iniciadas.
O número supera a previsão para a cidade de São Paulo, onde
dois novos centros abrirão as portas no mesmo período.
Na opinião de Nabil Sahyoun,
presidente da Alshop, a interiorização é um fenômeno nacional.
"As grandes capitais atravessam
um momento de saturação", comenta. "Investir fora delas é a tendência para os próximos anos."
De acordo com Sahyoun, menor custo e possibilidade de entrar numa praça ainda sem concorrentes diretos são os grandes
atrativos desses municípios.
"O investimento é menor. Para
abrir uma unidade, o lojista gasta
de 30% a 40% menos do que gastaria em um shopping da capital",
diz. O tempo de retorno também
pode ser menor. "A fidelização
acontece de forma mais rápida e
sincera. Os moradores gostam de
consumir de quem está trazendo
empregos para a região deles."
Cuidados
Mas antes de decidir por apostar
alto nessa alternativa, é bom saber
que alguns cuidados são extremamente necessários. Familiarizar-se com os hábitos de consumo da
região é o primeiro deles. Para
tanto, uma pesquisa de mercado
bem-feita tem importância fundamental para o empreendedor.
Os tarimbados em crescimento
dão outras receitas práticas. Gerente de expansão da rede Habib's -que já possui lojas em cidades como São José dos Campos
e Taubaté-, João Augusto Ribeiro Pena recomenda aos potenciais franqueados que esperem os
shoppings "se estabilizarem".
"Nunca entramos quando a operação é incipiente", ensina.
Apesar da cautela, Pena reconhece o potencial dos mercados
fora da capital paulista. "Em todas
as unidades já abertas o retorno
tem sido bom. A possibilidade de
desbravar um mercado sem concorrentes existe", comenta.
Já o plano de expansão da rede
de lava-rápido Dry Wash inclui
oito lojas no interior e no litoral de
São Paulo em 2003, de uma meta
de 37 inaugurações no Brasil. "Temos total interesse nesse mercado", enfatiza Lito Rodriguez, diretor-presidente da franqueadora.
Rodriguez encara essa região
como "a segunda metrópole de
consumo do país". "Para nós que
atuamos com automóveis, é um
pólo muito promissor", conclui.
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