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VITRINE
Cerca de 3.500 firmas já atuam no setor de brindes no país; desse total, 95% são microempresas
Presenteie os parceiros com brindes
ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Escolher um brinde personalizado para presentear funcionários, clientes e fornecedores é uma
tarefa desgastante. O setor tem
cerca de 3.500 empresas no país,
que produzem aproximadamente
5.000 tipos diferentes de produtos, englobando desde o artesanal
até o manufaturado.
Considerando o retorno dessa
iniciativa para alavancar os negócios, estreitar relacionamentos e
reter os clientes da empresa, contudo, vale a pena perder algumas
horas do dia para fazer cotações e
escolher o produto certo.
Segundo Fábio Bom Ângelo,
presidente da Anfab (Associação
Nacional dos Fabricantes de Brindes e Produtos Promocionais), o
brinde é considerado um tipo de
mídia que deve interagir com o
seu público-alvo. Para tanto, é importante atingir determinada faixa etária, e, além disso, ser "politicamente correto". "Um evangélico não vai gostar de receber uma
agenda com ilustrações de anjos
ou com símbolos cabalísticos."
O brinde também deve ser ecologicamente correto. "Antigamente, dar um cinzeiro transmitia o alto status da empresa, mas
hoje esse brinde está em baixa devido às campanhas antitabagistas", exemplifica Ângelo.
Apesar de o setor ter deixado de
ser sazonal, os brindes para o final
de ano são muito requisitados, o
que significa que escolher um
produto em cima da hora pode
acarretar atrasos e acabamento
insatisfatório para o cliente.
Brindes solidários
Os produtos feitos por comunidades, artesãos e ONGs e confeccionados com matérias-primas
naturais estão conquistando cada
vez mais espaço nesse setor.
Segundo Eliana Tiezzi Nascimento, coordenadora do projeto
Papel de Gente, a reciclagem de
papel produz uma cultura de respeito ao homem e ao ambiente. A
entidade utiliza a criatividade do
trabalho de pessoas com transtornos psíquicos e obtém resultados
favoráveis para ambos.
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