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Tratamento VIP ajuda na fidelização
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Definir um foco e batalhar nele
foi a receita que a enfermeira Luiza Watanabe Dal Ben, 48, presidente do Grupo Dal Ben Home
Care usou, há 12 anos, ao decidir
abrir uma empresa. O alvo escolhido foi o de oferecer enfermagem especializada no domicílio
dos pacientes, e hoje 90% dos
clientes têm mais de 60 anos.
Os argumentos para atuar nesse
segmento são favoráveis: ganha o
paciente, que tem um acompanhamento diferenciado, ganha o
convênio médico (Luiza calcula
em 70% a redução dos custos), e
ganha quem oferece o serviço -o
faturamento da empresa em 2002
foi de R$ 3,6 milhões. A expectativa é crescer até 15% neste ano.
Isso desde que a equipe seja
bem treinada. "Essa área continua
carente. Por mais que os profissionais tenham ótima formação
técnica, ainda são deficitários na
atuação direta na casa do paciente
e no contato com a família."
Cuidados como esses são necessários porque trata-se de um nicho exigente. Levantamento da
Store Shopping, administradora
de shopping centers, feito com
800 pessoas da terceira idade na
região Sul, mostra que 78,9% dos
entrevistados lêem jornais diariamente, e 62,9% costumam viajar.
"A pesquisa revelou que, quando ele não é bem atendido, passa
para a loja concorrente. Para cativar esse nicho deve-se redobrar a
atenção", analisa o diretor Paulo
Roberto Pretto de Oliveira.
Uma das estratégias da rede
Blockbuster para atrair e ampliar
o público maduro entre seus
clientes foi criar uma promoção
permanente. Todo cliente com
mais de 65 anos que alugar dois
filmes ganha uma locação. "Nosso interesse é dar oportunidade a
esse grupo de assistir a clássicos
do cinema gratuitamente e ampliar nosso contato com ele", explica Andrea Bedricovetchi, 36,
diretora de marketing.
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