São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002 |
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CONTROLE Plano de negócios é estratégico
Todo projeto de empreendimento, hoje, passa por um plano de negócios, conhecido também como "business plan". Com ele, é possível visualizar a viabilidade da empresa, estudar o mercado, monitorar as finanças e obter crédito. Trata-se de um documento, que pode ser feito pelo próprio empreendedor ou por uma consultoria, com as informações básicas do projeto: apresentação da empresa, estratégia, análise de mercado, instrumentos de marketing, planejamento financeiro, entre outros itens. Veja abaixo a importância do plano de negócios para o planejamento estratégico, para as demonstrações financeiras e para a captação de recursos. Em tempo: o Sebrae dá consultoria grátis por uma hora; o preço médio cobrado em uma empresa júnior é R$ 25/hora, 10% do valor de mercado. ANALISE A IMPORTÂNCIA Planejamento estratégico Ordena as idéias. Analisa o potencial e a viabilidade do novo empreendimento. Permite uma visão mais clara do projeto. Auxilia na análise do mercado-alvo, traçando projeções do potencial de crescimento e da área de influência. Ajuda na análise de clientes, fornecedores e concorrentes. Faz com que o empreendedor reveja sempre suas idéias e descubra alternativas. Demonstrações financeiras Projeta vendas, faturamento e despesas. Auxilia na análise técnico-operacional, com as demonstrações de custos, despesas, capacidades e tributação direta. Analisa o risco e o retorno do investimento. Traça a projeção dos demonstrativos de resultados, fluxos de caixa, capital de giro. Captação de recursos Serve para atrair pessoas interessadas em aplicar dinheiro no negócio, porque é por meio dele que a empresa apresenta seu projeto a investidores. Para arrecadar verba, é usado mais para produtos ou serviços novos. Texto Anterior: Na Prática: "Recomeçar é mais difícil do que começar" Próximo Texto: Na Prática: Documento pode revelar surpresas Índice |
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