|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Excesso de regras aborrece cliente
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Nem todas as armas são válidas
na "guerra" pela prevenção à inadimplência. Se você planeja exigir
que o cliente escreva todos os seus
dados pessoais no verso do cheque, por exemplo, pense duas vezes. Além de a medida ser pouco
simpática, pode ferir o Código de
Defesa do Consumidor.
Cuidado para não avançar o sinal é a dica do advogado especialista em direitos do consumidor
Milton Zlotnik. Segundo ele, o comerciante pode ser punido se expor o cliente a constrangimentos.
"As únicas informações exigidas pelo Banco Central nos cheques são as que estão impressas:
CPF, nome completo, assinatura.
O cliente pode se recusar a escrever telefone e endereço no verso,
por exemplo, já que o cheque pode cair em mãos erradas e trazer
aborrecimentos ao titular", diz.
Para Zlotnik, lojistas e compradores podem se proteger contra
fraudes se o comerciante mantiver um pequeno cadastro com
dados pessoais (telefones comercial e residencial, endereço e número do RG) de cada consumidor
-em um fichário separado ou diretamente no computador.
"O empresário deve explicar ao
seu cliente que o cadastro evita o
hábito perigoso de escrever telefone e endereço no verso dos cheques. É uma medida legal e simpática", explica o advogado.
Texto Anterior: Gestão: Espírito natalino não doma inadimplência Próximo Texto: Negócio em foco: Decoração para Natal dá lucro o ano inteiro Índice
|