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EXPOMANAGEMENT
Dividida em exposição e congresso, feira teve presença de "gurus" internacionais
Tendência é redobrar foco no cliente
TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL
Três dias de duração, uma maratona de palestras e uma exposição com um pouco de tudo - de
consultorias a escolas de formação executiva, passando por empresas de telefonia, de cosméticos
e de brindes, entre outros setores.
Em meio à vastidão desse cenário, quem foi à edição 2003 da Expomanagement, realizada no Expo Center Transamérica, em São
Paulo, na última semana, teve a
oportunidade de garimpar as tendências atuais para agregar competitividade ao negócio.
O congresso, organizado pelo
HSM Group, trouxe ao Brasil alguns dos consagrados gurus internacionais da área de gestão.
Frank Maguire, Anita Roddick e
Daniel Goleman foram algumas
das presenças do evento, que teve
público médio de 4.500 pessoas.
Apesar de muitas das palestras
serem recorrentes e já conhecidas
dos frequentadores de seminários
focados em gestão, um dos diferenciais da edição 2003 foi a discussão em torno do relacionamento empresa-cliente, abordada
no evento em diferentes esferas.
"Olho no olho"
De acordo com os especialistas,
o atendimento impessoal pode
estar com os dias contados e ser
um dos fatores responsáveis pela
dificuldade em obter resultados
enfrentada por muitas empresas.
Num curioso ataque saudosista,
o modelo ideal de relacionamento
com o cliente retoma a esfera da
relação personalizada, do "olho
no olho", como disse Frank Maguire, vice-presidente da Federal
Express (entregas rápidas).
As estratégias remontam às práticas da antiga padaria de bairro,
onde a balconista conhecia todos
os clientes pelo nome, sabia qual
eram seus pães preferidos e tinha
autonomia para dar vários "jeitinhos" a fim de agradá-los -de
balas gratuitas para as crianças a
descontos para os pais.
"As pessoas jamais esquecerão
como você as fez se sentirem",
disse Maguire. O conceito se repetiu nas palavras de Don Peppers,
fundador da Peppers and Rogers
Group: "Cuidem dos clientes, resolvam as coisas para eles, saibam
quem eles são e exijam que seus
funcionários também o saibam".
O discurso ganhou tempero
brasileiro com a inclusão de palestras de ícones do mercado nacional nos painéis batizados de
"Pensamento Nacional". O publicitário Washington Olivetto e as
empresárias Chieko Aoki (Blue
Tree Hotels), Eneida Bini (Avon)
e Luiza Helena Rodrigues (Magazine Luiza) foram as celebridades
do formato estreante deste ano.
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