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Clima de alegria é o que se espera, diz especialista no tema
FREE-LANCE PARA A FOLHA
"A compra é emocional." Com
essa frase, Sylvia Demetresco, autora de livros sobre vitrines, entre
eles o recém-lançado "Vitrinas
Entre- vistas", resume a importância de investir no aspecto visual para alavancar as vendas.
A vitrinista, que é doutora em
comunicação e semiótica pela
PUC-SP e atualmente mora em
Paris, fala sobre o que deve estar
em alta neste Natal. (PV)
Folha - Qual a tendência para as
vitrines de Natal neste ano?
Sylvia Demetresco - O Natal é
sempre uma época de alegria e de
festa. E é esse o visual que se espera numa vitrine. Aqui em Paris
elas são sempre dirigidas às crianças e têm muito movimento e
muita cor. Como faz frio, e a noite
é bem longa, a cor atrai todos os
olhares, e essa é a maior chamada.
Acho que o Natal deveria seguir
um pouco a linha do tema dos astronautas, do Natal futurista, já
que há dois anos vem sendo mostrado um Natal muito rosa e com
muitos bichos de pelúcia.
Folha - Quais serão as cores mais
usadas em vitrines?
Demetresco - Como na moda, há
uma volta à década de 70. [Os filmes] "Barbarella", "Courreges" e
"Star Wars" são temas que imagino que estarão refletidos nas vitrines. As cores, portanto, seguirão
essa temática, estarão voltadas
para o branco e o prata, mas claro
que o vermelho sempre vai surgir,
pois é a cor própria do Natal.
Folha - O que não pode faltar em
todos os anos?
Demetresco - Acho que não pode faltar o brilho, as luzes, uma
decoração mais carregada e menos "clean", pois o Natal é o excesso, é o luxo, é o exagero. E é a
grande oportunidade que o lojista
tem de fazer vitrines cheias, sem
medo de criar algo grandioso. Como sei que todas as lojas fazem
30% do seus negócios no Natal,
nada mais óbvio que o lojista pense em investir nas vitrines dessa
data. Aliás, qual o peso de investir
de 5% a 10% do orçamento dos
meses de novembro e dezembro,
visando a esse lucro?
Folha - Como ser original num tema tão batido como o Natal?
Demetresco - Há mil maneiras
de ser criativo em tudo. Novas
idéias, imagens antigas repetidas
com uma nova leitura, as tradicionais árvores de Natal, os brinquedos, as roupas, os manequins, tudo pode ter um novo visual. Para
isso bastam idéias, e tenho certeza
de que os vitrinistas é que devem
realizar essa tarefa. Há tantos elementos decorativos que são lançados nesta época, há feiras de
Natal, o Ceagesp, as lojas na [rua]
25 de Março, os atacadistas de decoração chinesa, os mercados de
artesanato, os artistas plásticos, as
lojas de iluminação. Todos esses
lugares apresentam novas idéias.
Deve-se ficar atento e escolher o
que está de acordo com a sua loja.
Folha - Decorar alavanca vendas?
Demetresco - Claro, 70% das
vendas são realizadas graças a
uma vitrine bem-feita. A compra
é emocional.
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