São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002 |
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NEGÓCIO EM FOCO Ponta de estoque e fabricação própria reduzem custos nas lojas de roupas infantis Clientela mirim pede preços baixos
DA REPORTAGEM LOCAL A máxima popular do "bom, bonito e barato" tem inspirado os lojistas do setor de confecções infantis. De olho na queda do poder aquisitivo brasileiro, empresários do ramo estão reinventando o conceito de vender roupas para crianças e trocando as caras peças de grife por opções que conciliam qualidade e preço em conta. Um exemplo é a Pontinha D'Stock, com três lojas na capital paulista. Idealizada pela empresária Heloísa Matsuda, 42, a rede oferece peças de marcas famosas por preços entre R$ 3 e R$ 29. Segundo ela, a saída é de 5.000 a 8.000 itens por mês. "O segredo é que importamos sobras de coleção, e não peças com defeito", diz Matsuda. "Negociamos em grande volume e aplicamos uma margem de lucro de até 50%. A vantagem é que quem entra na loja nunca leva uma peça só", conta. Já na Pety Faby, sediada no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo, a fabricação própria é o que garante os preços reduzidos -que variam de R$ 3 a R$ 56. "Para garantir a qualidade, usamos tecidos de padrão alto, como, por exemplo, as flanelas fabricadas no sul do país. Dessa forma, atingimos da empregada doméstica à esposa de deputado", diz a proprietária Fabiana Rockenback, 22. A empresa planeja expansão para Campos de Jordão. Na opinião de João Abdala Neto, 48, consultor de marketing do Sebrae-SP, a redução de custos é adequada ao momento econômico nacional. "Diante da crise, é preciso rever a estratégia de produto. Mas o preço não é o único atrativo. O lojista deve se preocupar com qualidade e com o padrão de atendimento", ensina. Até nos shoppings centers -famosos por reunir clientela mais refinada e praticar preços mais altos- a estratégia vem sendo adotada. Com sete lojas em São Paulo, todas em grandes shoppings, a Ciamar Baby adotou preços a partir de R$ 4,99 para manter o volume mensal de vendas de até 5.000 peças em cada unidade. "Mesmo quem realmente tem dinheiro está economizando na hora de comprar. Não dá mais para oferecer apenas peças caras, o cliente busca modelos bonitos, duradouros e com preço acessível", explica a supervisora de vendas da Ciamar Baby Luciane Kaufman, 29. (TD) Onde encontrar: Ciamar Baby, 0/xx/11/6222-2947; Pety Faby, 0/xx/11/3865-7133; Pontinha D'Stock, 0/xx/11/3817-5490 Texto Anterior: Especialização ajuda contra crise Próximo Texto: Finanças: Empresas dão assessoria contábil on-line Índice |
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