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Especialização ajuda contra crise
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Especializar a sua agência em
determinado tipo de turismo ou
em um público específico pode
ajudar a minimizar o impacto
causado pelas crises econômicas.
Embora não garantam sucesso,
pacotes voltados para crianças,
adolescentes, universitários, idosos, casais, praticantes de esportes
radicais, esportistas amadores e
outros públicos aumentam as
chances de manter o negócio
aquecido em tempos de recessão.
Para os especializados em intercâmbios culturais, a maior dificuldade é a especulação financeira. Miriam Verri, gerente de franquias da rede Central de Intercâmbio, afirma que a oscilação do
dólar desestimula os clientes.
"Mesmo que [a moeda" se estabilize em um valor alto, é melhor do
que flutuar muito", diz.
A preocupação do cliente é viajar com o dólar a um valor e voltar
com a moeda bem mais cara, ainda tendo de saldar dívidas contraídas fora do país.
Crescimento
Apesar do cenário instável, Verri afirma que está "otimista" em
relação a 2003. "Há espaço para
crescer bastante e mercado para
explorar", afirma. A rede possui
17 franquias no país.
Outra marca especializada em
turismo cultural, a Experimento,
calcula que crescerá cerca de 15%
neste ano em relação a 2001. Ainda assim, o resultado "seria melhor se não houvesse especulação", avalia a gerente de franquias
da empresa, Cláudia Ridolfi.
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