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Planejar negócio é o principal desafio
DA REPORTAGEM LOCAL
Os gerentes de incubadoras são
unânimes quanto à maior deficiência apresentada pelos projetos que enfrentam as seleções: falta de planejamento financeiro.
"Muitas vezes os candidatos trazem planos que não falam sobre
finanças. É preciso ter consciência
de que o planejamento financeiro
é a alma do negócio. Tudo está ligado a ele", alerta Alexandre Vancini, gerente do Iesbec.
Para Alecsandro de Souza, 30,
técnico do Sebrae-SP (Serviço de
Apoio à Micro e Pequena Empresa) especializado em planos de
negócios, planejar com eficiência
"é o diferencial entre oportunidade e suposição".
Souza, que deu mais de dez cursos sobre o tema para candidatos
de incubadoras em 2002, reconhece que o despreparo é grande.
"O mais difícil é convencer que
o plano deve ser focado no negócio, e não na seleção. Entrar na incubadora é apenas o começo. O
desafio mais importante é passar
dela para o mercado", explica.
"Enforcado"
Enfatizar a questão financeira é
uma das preocupações na seleção
da Innova. "São critérios seletivos
a dimensão financeira do projeto,
a necessidade de investimento e a
disponibilidade inicial de capital.
Sem esses fatores, o empreendedor acaba "enforcado'", comenta
Luís Paulo Bresciane. "A incubadora não gera renda do nada."
Planejamento eficiente foi o
pontapé inicial da Proline, desenvolvedora de itens para uso médico e odontológico, que começou
como "incubada" do Cietec.
"Iniciar na incubadora foi fundamental devido aos custos reduzidos", avalia a sócia-proprietária
Laura de Oliveira, 23.
No final de 18 meses, conseguiu
migrar para o mercado. "Em um
ano começamos a ter giro e montamos a fábrica. Mas é preciso planejar com detalhes", ensina.
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