|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Grandes marcas deixam de concorrer
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Está virando coisa rara encontrar grandes marcas entre as redes
contempladas nas últimas edições dos prêmios e do selo de excelência do franchising brasileiro.
Muito se engana, no entanto,
quem imagina que, participando
das avaliações, as grandes franqueadoras acabaram perdendo as
primeiras posições. A maioria
dessas marcas nem sequer se inscreveu nos últimos concursos.
A explicação de empresas como
McDonald's é simples: neste momento, não é fundamental ou não
é estratégico participar. Segundo
consultores, como as regras das
premiações se tornaram mais claras, as franqueadoras sabem que,
para concorrer, têm de conceder
aos "juízes" total acesso a seu time
de franqueados.
Nas grandes redes, é bem mais
freqüente a presença de um grupo
organizado de insatisfeitos. O receio é que a amostragem fique
comprometida e acabe manchando o nome da franquia.
Outro argumento é a notoriedade da marca. A Casa do Pão de
Queijo revela que, embora se
preocupe com a satisfação dos
franqueados, não tem se inscrito.
"É preciso levantar uma documentação grande. Recebemos o
selo [da ABF] por 12 vezes consecutivas. Todo mundo já sabe que
a franquia é conceituada", diz a
gerente de expansão, Renata Rouchou. Segundo ela, as premiações
importantes para a empresa são
as concedidas espontaneamente,
sem a necessidade de inscrição.
Texto Anterior: Investidor detém poder de premiar Próximo Texto: Frase Índice
|