São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002


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PROGRAMAÇÃO VISUAL

Atenção para o toque de 4 segundos

Esse é o tempo máximo para o consumidor ser atraído para uma loja, segundo especialistas Entender o comportamento do consumidor é vital para o sucesso do negócio. Os especialistas resumem em quatro letras -A, I, D, A- o processo de compra:

1s Atenção
2s Interesse
3s Desejo
4s Ação
Para fisgá-lo, são utilizadas a propaganda (onde se encaixam ações de marketing, inclusive as vitrines); a promoção de vendas (bônus, concursos, descontos, sor- teios e vale-brindes); o merchandising e as equipes de vendas e relações públicas.
O coordenador de estratégia de mar- keting da FEA/USP, Edgard Menezes, recomenda "definir claramente o público-alvo" e evitar ""a síndrome do quero-tudo, ou seja, querer atingir todos os clientes".
A disputa acirrada pelo consumidor exige agilidade. Hoje, uma loja de rua deve mudar sua fachada a cada seis meses e utilizar outdoors, banners, faixas ou pôsteres, sem abusar de uma ou outra ferramenta.
O consultor de marketing do Sebrae-SP Wlamir Bello diz que o consumidor tem 4 segundos para ser atraído a entrar numa loja. "Isso significa que o conceito do negócio tem que estar bem exposto na fachada, na vitrine, enfim, no layout do negócio."


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