São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VITRINA VIVA

A função de uma vitrina é atrair clientes e provocar compras por impulso. Não deve ser um espaço poluído visualmente, pois o excesso pode mais distrair que chamar a atenção


O tempo de vida útil da decoração cenográfica de uma vitrina é curto: cerca de um mês. Os produtos devem ser trocados toda semana
Dois tipos de iluminação devem ser usadas. Uma luz pontual, tipo ""spot", deve ser concentrada em cada produto que se quer destacar. Ao redor, uma luz difusa compõe o pano de fundo

Algumas lâmpadas distorcem as cores dos produtos, sobretudo se forem brancos. É importante escolher as que possuem alto índice de reprodução de cor
Lâmpadas quentes (incandescentes) não devem ficar muito próximas dos produtos, pois o calor pode danificá-los, principalmente se forem perecíveis. O uso de lâmpadas fluorescentes (frias) minimiza o problema. Elas devem ser usadas, por exemplo, em balcões de padaria

A quantidade de luz na vitrina deve ser maior que a de luz externa. Para provocar esse efeito, pode ser utilizado um toldo que escureça um pouco a fachada, especialmente se a loja se localiza na rua e é iluminada pelo sol. Uma ligeira inclinação do vidro evita a reflexão dos raios solares
As vitrinas são temáticas. Remetem a uma estação do ano, a uma data comemorativa ou mesmo um conceito relacionado ao perfil da loja e de seu público-alvo

Um conceito em alta é o da vitrina que permite a visualização de todo o ambiente da loja ao fundo, em um segundo plano

Os objetos mais percebidos pelos observadores são aqueles localizados a cerca de 1,60 metro do piso. Produtos colocados no chão podem ser desvalorizados
Manequins sem rosto ou descaracterizados são mais neutros ou versáteis, ou seja, podem ser equipados tanto com uma roupa de inverno quanto com uma peça de verão

Muitos clientes buscam nas vitrinas a forma adequada de compor um visual. Para impulsionar as vendas de um determinado acessório, como um cinto, exponha-o como complemento de uma calça, por exemplo. Quem comprá-la acabará o levando também

O custo de montagem de uma vitrine varia muito. Para um trabalho estruturado com auxílio de um vitrinista (profissional especializado), paga-se entre R$ 200 e R$ 600 por metro quadrado


Fonte: consultores e programadores visuais


Texto Anterior: Programação visual: Atenção para o toque de 4 segundos
Próximo Texto: Burocracia: Abertura de empresa é um teste de paciência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.