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ESPECIAL
Planejamento amplia oportunidades para expositoras e visitantes; SP reunirá mais de cem eventos
Organize-se antes de "fazer a feira"
TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL
O mercado de feiras de negócios tem se multiplicado nos últimos anos e reforçado a posição da
cidade de São Paulo como principal pólo de realização de eventos.
Só em 2003, mais de cem deles estão agendados, de acordo com calendário da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras).
Mas o empresário precisa ter
preparo para fazer bom uso deles.
Segundo especialistas, participar
de uma grande feira nem sempre
traz resultados satisfatórios.
Atrelar a iniciativa à necessidade de investimento é premissa básica, avisam. "É ilusão pensar que
estar numa feira pode não custar
nada. Sempre se devem investir
dinheiro e tempo", afirma José
Roberto Sevieri, 46, presidente da
Cipa (empresa organizadora).
De acordo com José Rafael Guagliardi, 50, diretor-superintendente da Alcantara Machado, as
feiras concentram até 30% do volume de negociações em certos setores. "Há expositores que movimentam a produção anual."
Entretanto, vender não é tudo.
"É importante aproveitar a chance de divulgar a marca e de fazer
contatos", observa Jamil Abdala,
55, presidente da Francal Feiras.
Para expor e para visitar
Para quem vai participar como
expositor, antecipação e planejamento representam pontos de
partida para bons resultados.
"Conversar com expositores
antigos é importante", ensina Armando Campos Mello, 54, presidente da Ubrafe. Também vale estar atento à construção de uma infra-estrutura adequada, com estande organizado e cartões de visita e folhetos sempre à mão.
O valor do metro quadrado em
uma feira tradicional de grande
porte custa a partir de R$ 220.
O empresário também precisa
contar com uma equipe bem treinada. "O pessoal de atendimento
deve ter habilidade para fechar
pedidos", completa Guagliardi. E,
para quem pensa em exportar, vale cotar os produtos em dólar.
Outra estratégia oportuna: contar com um lançamento. "A novidade sempre ajuda a gerar uma
repercussão positiva", ressalta
Antonio Bianco, 42, diretor da
Guazzeli Messe Frankfurt.
Já para visitantes, o ideal é adotar estratégias para ir direto ao
que interessa. Vale consultar a
versão virtual da feira antes de sair
de casa, fazer o precadastramento
e estudar o mapa do evento.
"Quem precisa de amostras pode encomendá-las antes", aconselha Sevieri. Helena Lemos Britto,
27, diretora da Lemos Britto, recomenda disponibilidade de tempo. "O melhor é visitar a feira, e
não apenas passar por ela."
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