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FEIRAS
Evento reúne cerca de 400 marcas da bebida, que movimentou US$ 500 milhões no mercado nacional em 2002
Cachaças de mais de R$ 100 esquentam o mercado externo
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Com mais de 5.000 marcas de
cachaça e cerca de 30 mil produtores em todo o país, o Brasil realiza neste ano, pela primeira vez,
uma feira internacional do produto: a Brasil Cachaça 2003.
O evento deverá ter, na Expo
Barra Funda (zona oeste), 200 estandes com 400 marcas da bebida,
além de compradores convidados
de várias partes do mundo.
A organização espera receber 25
mil visitantes em uma área de
3.000 m2, onde estará representada boa parte da cadeia produtiva
do setor. O objetivo é incentivar
ainda mais as exportações do produto, que já é sucesso no exterior.
Segundo a presidente da Cooperativa da Cachaça, Dirlene Maria Pinto, a feira deverá movimentar 5 milhões de litros de cachaça,
faturando cerca de R$ 10 milhões.
De acordo com a Fenaca (Federação Nacional das Associações
dos Produtores de Cachaça de
Alambique), o mercado nacional
fechou 2002 com uma produção
de 1,3 bilhão de litros, que gerou
US$ 500 milhões. Em exportações, o país produziu 14,8 milhões
de litros, e a previsão para este
ano é crescer para 20 milhões (aumento de 35%). A idéia é atingir
50 milhões de litros até 2010.
Diante de tais montantes, a cachaça já é reconhecida como um
produto de grande potencial de
exportação pelo governo brasileiro. Entre as opções, existem desde
as industrializadas, que podem
custar menos de R$ 10, até as artesanais, com preços de mais de R$
100 a garrafa, como as mineiras
Anísio Santiago e 100 Limite.
Em abril, chega às prateleiras
mais uma representante dessa última categoria, a também mineira
GRM (Gosto Requintado Mundial), por R$ 115. "Queremos servir nossa bebida em restaurantes
como O Leopolldo e Fasano", diz
a proprietária, Michelle Araújo.
No Japão
O Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça
(PBDAC), criado pela Associação
Brasileira de Bebidas para capacitar o setor de cachaça a competir
no mercado internacional, levou,
na semana passada, algumas das
marcas brasileiras à Foodex Japan
2003, uma das maiores feiras de
alimentação do mundo, no Japão.
O PBDAC e a Apex (Agência de
Promoção de Exportações) têm
um cronograma de ações que prevê a participação das marcas nacionais em outros eventos internacionais. Estão confirmados o
Fancy Food, nos EUA, e o Anuga,
na Alemanha, entre outros.
(RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO)
Brasil Cachaça 2003: de 23 a 26 de
abril, na Expo Barra Funda (av. Francisco
Matarazzo, 774, São Paulo). A entrada
custa R$ 5. Contato: 0/xx/11/5044-3445.
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