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MONTE SUA PROMOÇÃO
Não é preciso ser grande para investir nos chamados "momentos mágicos"
Inusitado surpreende e fideliza cliente
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Não é preciso ser uma empresa
gigante para proporcionar momentos inesquecíveis ao cliente. É
claro que não vai dar para fazê-lo
viajar no espaço sideral, a 100 km
da Terra, como promete a Volkswagen, ou para convidá-lo para
um coquetel com celebridades do
porte de Malu Mader e Fábio Assunção, como o sabonete Lux.
Mas, se você tem uma padaria,
pode surpreender um bom cliente com uma cesta de pães antes da
visita diária ao estabelecimento.
Quem tem uma oficina pode
aproveitar para lavar e dar um
brilho no carro do freguês.
Caso o ramo seja o de vestuário,
uma idéia é perguntar ao consumidor se ele tem roupas antigas
da grife faltando botões -e enviar ou pregar novos. Se uma
compradora assídua entrou na
floricultura e escolheu um bonito
arranjo para a mãe, pode ser a hora de enviar um arranjo semelhante também para ela, sem esquecer o cartão de agradecimento
em nome da empresa.
O importante é fazer o cliente
se sentir especial, mesmo que haja
muitos premiados. Fechar parceria com uma casa noturna para
que todos os solteiros que comprarem na loja tenham entrada
franca em uma festa no dia 12 de
junho pode ser uma maneira de
"salvar" a noite de muita gente e,
de quebra, fazer propaganda.
No rastro das grandes
Promoções que têm como prêmios experiências e sensações
estão na moda. Os especialistas
afirmam que o processo é cíclico
e que a grande publicidade alterna sorteios de casas e de carros
com prêmios intangíveis. "Queríamos algo inusitado, que o dinheiro não pudesse comprar. As
promoções estavam todas
iguais", comenta Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de vendas e marketing da Volkswagen, sobre a viagem sideral.
Para formatar sua promoção, a
Lux fez uma pesquisa qualitativa.
"Poderíamos dar três ou quatro
casas, mas a idéia é revelar a estrela que existe dentro da consumidora. Vimos que ela não quer encontrar artistas como tiete, quer
estar lá em posição de igualdade",
explica Cláudia Mefeld, gerente
da marca Lux, da Unilever.
Além do coquetel com famosos,
a empresa dará um banho de loja
e tratamentos de beleza às vencedoras, que ficarão hospedadas no
hotel Copacabana Palace, no Rio.
"Para uma empresa pequena, o
desafio é maior, mas acho que o
mais importante é a idéia", diz ela.
Na operadora de telefonia Telemig Celular, o programa de relacionamento com clientes Você,
lançado no ano passado, tem como proposta oferecer, entre outros benefícios, os chamados
"momentos mágicos".
Entre as ações estão a distribuição de ingressos para shows (incluindo foto com o artista), participação em festival gastronômico
e organização de pré-estréias de
filmes esperados, com pipoca e
refrigerante. "A idéia é dar atenção ao detalhe, antecipar os desejos do cliente. É no inusitado que
se cria a satisfação", diz Erik Fernandes, diretor de marketing.
As promoções sociais também
oferecem prêmios intangíveis. A
rede Golden Services, por exemplo, prepara campanha que doará
um cobertor a desabrigados a cada R$ 50 em compras. "O projeto
social ajuda a fixar a marca, mas
fazemos promoções variadas",
conta Paulo César Mauro, diretor.
No Dia das Mães, o prêmio foi
uma viagem à Costa do Sauípe.
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