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MONTE SUA PROMOÇÃO
Ao criar pacotes, o ideal é buscar aspectos inexplorados do ramo de atividade
Estratégia é virar o negócio pelo avesso
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Tentar olhar o negócio pelo inverso e perguntar qual é o ponto
de vista que ninguém imaginou
para aquele ramo de atividade são
as principais dicas dos especialistas para montar uma promoção.
Surpreender, provocar um sorriso ou emocionar o cliente são
efeitos esperados de qualquer
ação promocional. A escolha da
promoção ideal, no entanto, depende dos objetivos da empresa.
Incrementar as vendas, queimar o estoque de um produto específico, fidelizar clientes, aumentar a participação da empresa no
mercado e fixar a marca na cabeça
do consumidor são alguns dos
motivos para fazer promoções. E
existe sempre mais de uma opção
para atingir o mesmo alvo.
Planejamento é fundamental,
sobretudo na hora de decidir
quanto gastar. Em geral, as empresas investem 5% de seu faturamento bruto em marketing (promoções, publicidade, manutenção do site na internet etc.).
Se a verba for pouca, há mais
uma razão para apostar na criatividade. "As pessoas preferem um
prêmio menor com maior chance
de ganhar a um prêmio maior que
só um leva", ressalta o vice-presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional), Gerson Christensen.
"Na pequena empresa, a chance
de ganhar costuma ser maior. E o
cliente tem consciência disso",
avisa Marcelo Moreira, presidente da agência de promoção Mix21.
Toda hora é hora
Outra dica dos especialistas é
não fazer uma promoção isolada.
É melhor dar pequenos brindes
com freqüência do que gastar
muito apenas uma vez por ano.
"Temos um calendário promocional com mais de cem datas.
Além do Natal e de datas consagradas como Dia das Mães e Dia
dos Namorados, há um dia para o
médico [18 de outubro], um para
o encanador [27 de setembro],
um para o estudante [11 de agosto], um para a secretária [30 de setembro]. É só aproveitar a desculpa", brinca o consultor João Abdalla Neto, do Sebrae-SP.
E não adianta dar um "jeitinho"
e aumentar o prazo de participação. "É preciso ter data para acabar, senão ninguém acredita", diz.
Em São Paulo, o Plasma Radical
& Skate Park aposta em várias
promoções ao mesmo tempo, entre elas as horas grátis na pista de
skate na compra de um pacote de
tíquetes. Na parede de escalada,
quem chega ao topo encontra balões com vales-brindes. "Damos
presentes que estavam no estoque, como canetas e porta-CDs.
São simples, mas estimulam as
pessoas a subir", conta Monica
Rocha, gerente de marketing.
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