|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Montagem de estandes requer planejamento adequado
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Hoje existem feiras de negócios
para todas as áreas e ramos de atividade. E, de acordo com o arquiteto da Interfeiras e Eventos Dieter Brockhausen os pequenos e
médios empresários estão participando cada vez mais desses eventos, o que tem ajudado a fortalecer
a categoria. "A convivência durante os dias em que essas feiras
transcorrem colaboram para
criar uma unidade no meio."
O promotor de eventos da Alcântara Machado Evaristo Nascimento diz que qualquer empresário pode participar de uma exposição. "Um dos caminhos é se informar sobre os calendários das
feiras e contatar a promotora do
evento", esclarece. É ela a responsável por orientar o futuro expositor e também por estruturar a
apresentação de sua marca.
Outra opção é fazer o contato
direto com uma empresa especializada na montagem de estandes e
apresentar o conceito do produto
e da firma. A idealização da infra-estrutura para a apresentação do
expositor no evento é muito importante, e qualquer falha pode
comprometer a marca, o produto
e os futuros lançamentos.
"O concorrente está ao seu lado
na feira. As empresas estão sendo
comparadas o tempo todo", declara o diretor do Sindiprom, Armando de Campos Mello.
"Desenvolvemos o projeto a
partir do memorial feito pelo departamento de marketing", explica o arquiteto da PAD Renato Ramalho. Esse memorial deve apresentar dados como tema, público-alvo, estratégia de abordagem, dimensões, localização, sistemas estruturais, elétricos e hidráulicos
do estande, tecnologia, estética e
funcionalidade arquitetônica.
A partir desses dados os profissionais criarão o conceito final do
estande. "Formas, materiais, cores, iluminação e sonorização do
ambiente são alguns dos recursos
utilizados para chamar a atenção
do visitante", diz Ramalho.
O prazo para a conclusão do pedido varia de acordo com o evento e com a necessidade do expositor. "Já que as feiras vêm crescendo em ritmo acelerado nos mais
variados segmentos, são inevitáveis as produções-relâmpago, nas
quais surgem verdadeiros gigantes arquitetônicos numa fração de
tempo bastante reduzida", diz o
arquiteto. Todo o processo pode
levar de uma semana a três meses.
Texto Anterior: Marketing: Feiras de negócios ganham destaque Próximo Texto: Negócio em foco: Mercado de água tem sede de lucro Índice
|