|
Próximo Texto | Índice
PROVA DE FOGO
Consultorias especializadas vasculham empresas para localizar os erros que causam prejuízo
Check-up ajuda a sair do vermelho
TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL
Caixa sempre no vermelho, funcionários com produtividade em
baixa, produto sem aceitação no
mercado. Se a sua empresa apresenta algum desses sintomas, é
hora de fazer um check-up.
Assim como a saúde humana, o
funcionamento do negócio deve
estar sob cuidados constantes,
a fim de evitar consequências que
vão desde prejuízos inesperados
até falência. Recorrer à ajuda
de consultorias especializadas
é o caminho para diagnosticar
o quadro e tentar revertê-lo.
O serviço é oferecido por especialistas em contabilidade, recursos humanos, marketing ou advocacia, por exemplo. Há até mesmo quem faça investigação de
fraudes e desvio de recursos.
A idéia é detectar e corrigir falhas no processo produtivo, deficiências na estratégia de marketing e limitações do atendimento,
alguns dos fatores que afastam as
empresas do resultado desejado.
O investimento mínimo é de
R$ 1.000, para uma revisão de tesouraria, podendo chegar à casa
dos R$ 500 mil, para elaboração
de um projeto informatizado de
marketing de relacionamento.
Os projetos executados vão da
reorganização da contabilidade à
implantação de novas tecnologias, passando por medidas simples de redução de custos, como
substituir cartuchos de impressão
coloridos por preto-e-branco.
"Desorganização financeira é o
maior vilão das pequenas e médias empresas", ressalta Anderson Hernandes, 28, da Hernandes
Serviços Empresariais.
Crise
"Muitos empresários estão atribuindo suas dificuldades atuais à
crise econômica, mas ela só catalisou fatores negativos. Quando a
economia enfrenta turbulências,
quem está bem fica mal, e quem
está mal quebra", comenta João
Antônio Mattei, 41, diretor-executivo da NBS Consulting.
"O sucesso do negócio depende
muito do equilíbrio entre receita e
despesa, do poder de atração sobre a clientela e do bom uso de recursos humanos e tecnológicos",
diz Mírian Bretzker, diretora da
Bretzker Consultoria e doutora
em marketing de relacionamento.
Próximo Texto: Sem mudança de hábito, consultoria não ajuda Índice
|