|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
EXPORTAÇÃO
Estimativa é que só 10% das exportações brasileiras são feitas por micro e pequenas empresas
Minoria arrisca cruzar a fronteira
Estima-se que só 10% das exportações
brasileiras são feitas por micro e pequenas
empresas. A burocracia, a demora nos
resultados e até mesmo a falta de um planejamento adequado e realista desanimam a grande maioria dos empreendedores.
Mas percorrer esse caminho leva o empresário a conhecer melhor seu produto,
seus concorrentes e, principalmente, definir estratégias de longo prazo. Antes, porém, é preciso saber os benefícios da exportação e se são interessantes para a empresa.
Um planejamento detalhado, com a análise do produto, da empresa e do mercado,
é o próximo passo. Por último, após tomada a decisão de exportar, vem o plano
de ação, com tudo o que deve ser feito
para que a exportação se concretize.
Acompanhe, no quadro ao lado, um
roteiro para cada uma dessas fases.
Texto Anterior: Na Prática: "Crédito ruim" põe fábrica em maus lençóis Próximo Texto: Crédito existe, mas poucos conseguem Índice
|