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ESTRATÉGIA
Para dar visibilidade a seus produtos e serviços, empresários se engajam em projetos comunitários
Antena para o social ajusta imagem
Empresários atualizados e conscientes
despertaram para a necessidade de investir
na comunidade para dar visibilidade a seus
produtos ou serviços. Segundo o Instituto
Ethos, ONG (organização não-governamental) que lidera o movimento de responsabilidade social no país, de cada 100
empresas que atuam em projetos sociais,
79 se tornam mais conhecidas e projetam
uma imagem positiva em seu público consumidor. O engajamento das micro e pequenas é de 54% e 69%, diz o Ipea (Instituto
de Pesquisa Econômica e Aplicada), e o investimento do setor privado em projetos
desse tipo chegou a R$ 4,7 bilhões, em 2000.
A prática de um plano social deve começar dentro da empresa, com a implementação de iniciativas voltadas para a qualidade
de vida pessoal e profissional de seus colaboradores -dos fornecedores ao consumidor final. O professor de MBA em responsabilidade social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fábio Rocha,
30, explica que "de nada adianta uma empresa ajudar financeiramente uma creche
se não presta auxílio aos filhos de seus funcionários". Ele ressalta, também, que é bom
não confundir voluntariado (ações individuais de solidariedade) e filantropia (atividade de apoio e auxílio que a empresa realiza da porta para a fora) com responsabilidade social -uma série de conceitos que se
transformam em ações globalizadas (dentro e fora da empresa), não isoladas.
Políticas de remuneração e benefícios,
execução de projetos de treinamento e reciclagem e avaliações sobre qualidade de vida
e novos aprendizados são algumas metas
que direcionam o começo da consciência
social dentro de uma empresa (veja exemplos ao lado). Da porta para fora, é preciso
identificar carências por meio de ONGs,
empresas de consultoria, federações e movimentos de bairro e, a partir daí, traçar um
plano de ação. Na opinião do professor Fábio Rocha, para se obter sucesso nos projetos de responsabilidade social, "os empresários devem se libertar do conceito de
doar recursos e assinar cheques e partir para o desenvolvimento de mecanismos de
consciência e ação dentro da empresa, estendendo essa postura à comunidade".
Empreendedores interessados em manter a sua empresa em evidência na vitrine
do mercado devem criar projetos sociais ou
se engajar nos já existentes, com o objetivo
de transformar a realidade de uma comunidade. Ações relacionadas à implementação a melhorias de escolas, asilos, creches,
agentes antipoluentes, movimentos de
ação comunitária de bairros e preservação
de florestas são as mais comuns.
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