|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
NA MÍDIA
Propaganda deve respeitar o
tamanho da alma do negócio
O ditado popular diz que "a propaganda é
a alma do negócio". Mas, para isso, ela deve
ser feita com metas definidas e com ferramentas adequadas.
Além de nem sempre ser viável financeiramente, utilizar a mídia de massa (emissoras de TV aberta, rádios, jornais ou revistas
de grande circulação) para conquistar
clientes para um pequeno negócio equivale
a tentar acertar uma mosca com uma bala
de canhão. Melhores resultados são obtidos
com mídias alternativas, mais dirigidas.
Mais baratos, banners, faixas, panfletos e
pintura em muros dão bons resultados. No
interior, carros com alto-falantes.
As técnicas de promoção de vendas são
as mais utilizadas por microempresários.
Elas podem ser variadas e mudadas com
frequência e criatividade, uma vez que a estrutura da pequena empresa é mais flexível.
A prática do CRM (Costumer Relationship Management) consiste em conhecer a
fundo cada cliente, por meio da elaboração
de um banco de dados detalhado, que inclua preferências, produtos/serviços comumente adquiridos etc. Esse cadastro permite práticas de marketing bem focadas, como o envio de um vale-brinde na data de
aniversário do cliente ou de uma mala-direta específica informando que uma mercadoria de interesse dele chegou à loja.
A prática de telemarketing ativo deve ser
cautelosa. Ao ligar, peça rapidamente licença para continuar falando, e não simplesmente dispare um roteiro predefinido.
Criar um site na internet tornou-se fundamental. Provoca o efeito de um catálogo
de produtos ou serviços instantâneo, e pode ser usado com televendas.
Cuidado ao enviar mala-direta por e-mail. Não use endereços indiscriminadamente, ou sua marca pode se tornar presença indesejada em muitas caixas postais
virtuais. Um dos conceitos em alta é o de
permissão: via carta, o lojista pede para que
os interessados se cadastrem no site.
Texto Anterior: Na Prática: A união faz a força, mas também a briga Próximo Texto: Estratégia: Antena para o social ajusta imagem Índice
|