São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


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NA MÍDIA

Propaganda deve respeitar o tamanho da alma do negócio

O ditado popular diz que "a propaganda é a alma do negócio". Mas, para isso, ela deve ser feita com metas definidas e com ferramentas adequadas.

Além de nem sempre ser viável financeiramente, utilizar a mídia de massa (emissoras de TV aberta, rádios, jornais ou revistas de grande circulação) para conquistar clientes para um pequeno negócio equivale a tentar acertar uma mosca com uma bala de canhão. Melhores resultados são obtidos com mídias alternativas, mais dirigidas.
Mais baratos, banners, faixas, panfletos e pintura em muros dão bons resultados. No interior, carros com alto-falantes.
As técnicas de promoção de vendas são as mais utilizadas por microempresários. Elas podem ser variadas e mudadas com frequência e criatividade, uma vez que a estrutura da pequena empresa é mais flexível.
A prática do CRM (Costumer Relationship Management) consiste em conhecer a fundo cada cliente, por meio da elaboração de um banco de dados detalhado, que inclua preferências, produtos/serviços comumente adquiridos etc. Esse cadastro permite práticas de marketing bem focadas, como o envio de um vale-brinde na data de aniversário do cliente ou de uma mala-direta específica informando que uma mercadoria de interesse dele chegou à loja.
A prática de telemarketing ativo deve ser cautelosa. Ao ligar, peça rapidamente licença para continuar falando, e não simplesmente dispare um roteiro predefinido.
Criar um site na internet tornou-se fundamental. Provoca o efeito de um catálogo de produtos ou serviços instantâneo, e pode ser usado com televendas.
Cuidado ao enviar mala-direta por e-mail. Não use endereços indiscriminadamente, ou sua marca pode se tornar presença indesejada em muitas caixas postais virtuais. Um dos conceitos em alta é o de permissão: via carta, o lojista pede para que os interessados se cadastrem no site.



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