São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


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Crise reduz produção para indústrias

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A onda da terceirização, que ganhou força nos anos 90 no setor de serviços, também conquistou espaço nas linhas de produção industrial, com a atuação de pequenas e médias empresas.
Um exemplo dessa modalidade é o empreendedor que fabrica painéis de controle para ligar e desligar eletrodomésticos produzidos por uma grande indústria.
O mercado, no entanto, já esteve bem mais aquecido e sofre agora com as pequenas taxas de crescimento industrial verificadas no país.
"À medida que o desemprego industrial foi crescendo, esse negócio também cresceu", diz Luiz Siqueira Bastos, gerente de comercialização do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Esse tipo de serviço terceirizado, feito sob encomenda, requer uma interação muito maior entre cliente e empresa terceirizadora.
"É uma relação de parceria, há transferência de know-how. São as chamadas subcontratações", afirma.
Assim como nos demais serviços terceirizados, os empreendedores do ramo geralmente já o conhecem bem e não raro são ex-funcionários das fábricas para as quais prestam serviço.
Para quem não tem essa formação, a alternativa é estudar cadeias produtivas industriais e tentar descobrir novas oportunidades.
Em geral, começar bem no mercado requer investimento em maquinário moderno. Há espaço para pequenos e médios negócios.
"As empresas terceirizam tudo. De componentes pequenos de metal a peças para automóveis."


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