São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002 |
Texto Anterior | Índice
HORA DO LANCHE Veja os riscos e os pontos fortes das franquias Mister Bagel Produto principal O bagel, um tradicional pãozinho da culinária americana. Em formato de rosca, a massa é consistente e leva trigo e outros ingredientes, alguns deles importados. Não é conhecido no mercado brasileiro Vantagens O produto tem o apelo da novidade e é versátil (pode ser doce ou salgado), servir de base para sanduíches, acompanhar café ou refrigerante Desvantagens Não houve uma pesquisa de aceitação de paladar do bagel no Brasil. Não há loja franqueada ainda. Para lançar um produto novo, o planejamento dos gastos com marketing e propaganda devem ser maiores do que os de um produto tradicional Investimento inicial R$ 70 mil Taxa de franquia R$ 25 mil Royalties 6% Taxa de propaganda 2% Tempo de retorno de 18 a 24 meses Mini kalzone Produto principal O minicalzone é a massa italiana do calzone, em tamanho de lanche. Há três sabores doces e 13 salgados Vantagens A franquia não cobra royalties nem taxa de propaganda sobre o faturamento bruto, mas sobre os minicalzones adquiridos na fábrica que abastece as lojas franqueadas. As bebidas ficam livre de taxas Desvantagens O franqueado deve adquirir o minicalzone das fábricas abastecedoras. Há uma em Fortaleza (CE) e outra em Florianópolis (SC) Investimento inicial R$ 60 mil Taxa de franquia US$ 8.000 (cerca de R$ 33.280) Royalties 8%* Taxa de propaganda 4%* Tempo de retorno de 24 a 36 meses * taxas cobradas sobre a produção comprada na fábrica Engenheiro dos Sanduíches Produto principal Os lanches levam ingredientes menos gordurosos do que os usados pelas sanduicherias comuns. O hambúrguer, por exemplo, é de fabricação própria (tem 6% de gordura contra 10% dos industrializados) Vantagens Com seus produtos menos calóricos, e por também vender saladas e sucos, a marca escapa do estereótipo de que fast food não pode ser saudável Desvantagens A marca nunca foi testada fora do mercado paranaense. Quem está interessado em montar loja de shopping pode encontrar dificuldades em encaixar uma sanduicheria de marca desconhecida no mix Investimento inicial R$ 50 mil Taxa de franquia R$ 6.000 Royalties 2,5% Taxa de propaganda 6% Tempo de retorno 24 meses Texto Anterior: Franchising: Empresas trazem idéias para fast food Índice |
|