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"Test-drive" faz candidato desistir
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Fazer bolos, fritar hambúrguer
e vender roupas pode fazer parte
do processo de seleção de franqueados de grandes redes do país.
Em um ou dois dias, é possível
"brincar" de franqueado e observar, do lado de trás do balcão, o
que significa atuar no negócio.
O teste costuma colocar o interessado para acompanhar e participar dos bastidores da loja, forçando "choques culturais" que
ajudam empresa e investidor a
decidir se o processo continua.
Na Amor aos Pedaços, por
exemplo, o candidato passa a manhã preparando tortas que ele
mesmo venderá à tarde. A experiência faz metade dos candidatos
abandonarem o páreo, diz a rede.
"É uma pequena amostra do
que vai ser a sua rotina depois de
adquirir a franquia. Isso ajuda a
pensar melhor e a não escolher só
com a emoção", analisa a consultora de franchising Ana Vecchi,
da Vecchi & Ancona Consulting.
Segundo ela, a técnica também
serve para entrevistas, quando
são investigados hobbies e habilidades do candidato.
Nesse quesito, saber se ele gosta
de cozinhar, se fica incomodado
num local com o pé-direito baixo
(como o estoque de uma loja, por
exemplo) ou se tem compulsão
por apostas em corridas de cavalos podem ser informações relevantes, dependendo da franquia.
"Se a pessoa quer abrir uma perfumaria, é essencial descobrir se
ela tem alergia a perfumes."
Mas a brincadeira é antes de tudo uma etapa da seleção -tão eliminatória como as demais. Seria
uma boa chance de analisar o
comportamento do candidato.
"Todas as reações, as atitudes, absolutamente tudo é observado",
ressalta o consultor Alain Guetta,
da Guetta Franchising.
Na Shell, um teste de cerca de
cem questões busca medir, entre
outras características, a ética dos
candidatos. Uma das situações
propostas é a entrega de combustível além da quantidade paga.
Quem admite ficar com o excesso sem restituir o fornecedor é
cortado na hora. Orientação para
qualidade e comércio e habilidades interpessoais, de controle, de
atendimento de clientes e disponibilidade também são avaliadas.
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