São Paulo, domingo, 24 de julho de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Clientes têm dificuldades com conexão

Falhas no serviço obrigam empresas a contarem com plano de segurança

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O futuro na nuvem parece promissor. É preciso, no entanto, ter cautela antes de entregar as informações da empresa a um fornecedor. Em 2011, vários clientes de duas gigantes do setor, Google e Amazon, enfrentaram dificuldades como a de não conseguir acessar dados. A brasileira Tuilux, que indica sites para comércio eletrônico e está hospedada na Amazon, não foi afetada, mas os sócios Leandro de Castro e Helder Knidel ficaram de olho. "Satisfeitos com a condução que a empresa deu ao problema", diz Knidel.
Apesar disso e da barreira da língua ""termos do serviço, contratos e suporte são em inglês"", eles garantem que o custo-benefício é bom.
No escritório Aristoteles Atheniense Advogados, há duas formas de prevenção.
Uma é a contratação de um "link dedicado" ""que garante a conexão à internet sem interrupção"" por R$ 800 (leia mais no quadro ao lado).
O valor, somado aos R$ 2.250 anuais pagos pelo serviço de armazenamento, resulta em economia de quase R$ 20 mil por ano. O escritório gastava R$ 2.500 por mês na manutenção do servidor que hospedava os arquivos.
Outra é fazer "backup" semanalmente dos dados e manter o disco em um cofre.
Ainda assim, o sócio da empresa Silvio Tarabal buscou mais garantias do fornecedor. "Assinamos contrato em que deve haver grandes somas de indenização no caso de prejuízo", conta.


Texto Anterior: Preços de serviços
Próximo Texto: Consultorias não resolvem problemas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.