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Diálogo com fornecedores deve facilitar parcerias como consignação e lançamento de novos produtos
Estoque diversificado é obrigatório
DA REPORTAGEM LOCAL
Acompanhar as tendências e
novidades do mercado e acrescentá-las ao mix de produtos é a
lição de casa de quem vende para
aficionados. Afinal, basta não
achar na prateleira o produto que
sonha para esse cliente "sumir".
Apesar de contabilizar que cerca de 50% da sua clientela é fiel,
o empresário Cláudio Walter
Neumann reconhece que os colecionadores de selo irão buscar
seus concorrentes "se não acharem o que estão procurando".
Para evitar decepções, Neumann tenta manter um canal
aberto com os fornecedores que
permite agregar diversidade ao
seu mix. "Tenho muitos selos na
loja que foram cedidos em esquema de consignação. Só pago
quando forem vendidos", conta.
Estoque diversificado também é
a "isca" de Saul Jampolsky, 65,
que comercializa latas de cerveja
por uma loja virtual na internet.
Aposentado do ramo de confecção, Jampolsky costumava viajar
para comprar latas para sua própria coleção. "Passei a comprar
em maior quantidade e hoje tenho estoque de 110 mil latas."
Ele explica que o negócio funciona de forma simples: os interessados fazem pedidos pela internet e recebem as encomendas
por Sedex. O estoque é armazenado em casa, dispensando gastos
fixos com o aluguel de uma sede.
Na Fast Runner, o diálogo com
os fornecedores das cinco principais marcas de tênis para corrida
tem como principal objetivo
acompanhar de perto os lançamentos e rechear as vitrines com
as novas tendências.
"É uma parceria interessante
tanto para nós como para os fornecedores. Como somos especializados, certos modelos que num
shopping poderiam virar "mico",
são totalmente adequados para o
nosso catálogo", analisa o gerente
de marketing Chico Volpone.
Se o círculo dos que têm o modelismo como hobby já é restrito,
o nautimodelismo reúne um grupo ainda menor. Mas foi nele que
o microempresário Fernando
Maciel, 40, localizou sua clientela.
Faça você mesmo
De acordo com dados da APN
(Associação Paulista de Nautimodelismo), a cidade de São Paulo é
carente de lojas que forneçam
modelos prontos. A regra vigente
ainda é o "faça você mesmo".
Por isso Maciel decidiu produzir miniaturas de lanchas, veleiros
e navios em maior escala. Hoje os
barcos são o carro-chefe da Maciel & Sant'Anna Comercial, que
funciona na casa dele. "Concebo
os modelos pensando no gosto de
cada cliente. A criação é personalizada", conta. Mais da metade
dos compradores são fiéis.
Para turbinar os negócios e vencer as fronteiras geográficas, a internet é uma ferramenta útil para
quem vende para aficionados. A
maioria dos empreendedores ouvidos pela Folha já contavam com
estrutura virtual para facilitar os
pedidos e angariar clientes.
Onde encontrar: Best Wine
(www.bestwine.com.br); Davi Doff
(0/xx/11/3083-7344); Fast Runner
(www.fastrunner.com.br); Maciel &
Sant'Anna Comercial (0/xx/11/5541-9333); Neumann Filatelia
(0/xx/11/ 3159-5514); Saul Jampolsky
(www.net-ten.com.br)
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