São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonho de empreender acaba em pizza

FREE-LANCE PARA A FOLHA

No final, tudo acabou em pizza para Aimar de Paula, 33, que, em novembro, abrirá a segunda unidade da pizzaria Os Muzzarellas, em São Bernardo do Campo. Mas, antes, outras seis tentativas de negócio deixaram marcas definitivas na vida do empresário.
"Saiu caro demais. Esses erros me renderam US$ 300 mil [de prejuízo], dois casamentos desfeitos, uns 30 quilos na barriga, estresse e pressão alta. Não é só o prejuízo financeiro, há toda uma avalanche sentimental, você se sente incapaz, quebrado, falido."
As experiências, claro, também trouxeram aprendizado. "[A nova pizzaria] eu estou abrindo com planejamento, com base e sem dívidas, o que é mais importante."
Tudo bem diferente de sua primeira firma, uma escola de música, fundada quando o empresário, apaixonado por bateria, tinha 19 anos. A sócia era sua mulher na época, uma pianista. "Tanto ela como eu conhecíamos bem a parte musical, mas nada de administração, nada de marketing, nada de fluxo de caixa. Fechamos a empresa e também nos separamos."
O passo seguinte foi abandonar a faculdade de administração e apostar em outro talento: a gastronomia. Investiu em uma pizzaria já existente em São Paulo, mas perdeu tudo, pois não incluiu seu nome no contrato social e se desentendeu com os sócios.
Depois de montar um self-service e um restaurante francês em Recife, e de abrir um bar "lounge" em São Paulo, todos sem sucesso, acabou retomando as pizzas. "Toda vez que eu quebrava, procurava um curso e uma explicação de onde tinha errado. Já cometi todos os erros possíveis. No ponto em que estou, só posso crescer."
Otimista, diz que empreender não é escolha, é seu destino. Aos 12, vendia pipas e bolinhas de gude na escola. Aos 15, trazia mercadorias do Paraguai. "Já nasci com isso. Não tenho medo de correr riscos, meu maior problema era não saber analisá-los. Hoje sei que o risco deve ser calculado." (BL)


Texto Anterior: Hora certa
Próximo Texto: Tentativa e erro: Fechar não é sinal de incompetência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.