|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ESTRATÉGIA
Serviços diferenciados e promoções ajudam a atrair clientes "ariscos" com a alta de preços
Só enfeite não eleva lucros no Natal
DA REPORTAGEM LOCAL
As festas de Natal e Ano Novo
anunciam a chegada de um dos
períodos mais lucrativos para empresas de diversos setores. No
entanto, para aquecer as vendas
neste ano de economia instável,
investir somente na decoração
natalina não será suficiente.
Em tempos de poder aquisitivo
em baixa no país, os empreendedores têm recorrido a diferentes
estratégias para "fisgar" o cliente e
garantir o lucro esperado. Lançamento de novos serviços, redução
da margem de lucro, promoções e
sorteios são alguns exemplos.
De olho na falta de tempo para
as compras de Natal, a empresária
do ramo de bijuterias Leny Pripas
vai encerrar o ano apresentando
ao mercado a Lekadô, empresa
idealizada para atender a encomendas de listas de presentes e
realizar entregas em todo o país.
"Já prestava o serviço informalmente para amigos e resolvi profissionalizar o esquema", diz Pripas, que espera receber pelo menos 50 listas em 2002 e triplicar o
volume em 2003. A operação conta com um catálogo digital de 20
itens para presentes, e a margem
de lucro é de 20%, segundo ela.
Já as sócias Eliana Minillo, 41, e
Rachel Penteado, 41, donas da
Stamperia, loja de roupas e acessórios feitos à mão, combinaram
o lançamento de uma nova coleção ao sorteio de R$ 500 em peças
para atrair mais compradores.
"Optamos por um formato de
sorteio em que o cliente não precise comprar muito para concorrer. Cada R$ 50 em compras já valem um cupom", diz Minillo.
A rede de lojas Tribo dos Pés
implementará nas 42 franquias
do Estado de São Paulo uma estratégia testada em uma das unidades em 2001. "Convertemos
10% do valor de cada compra em
cheque transferível para futuras
aquisições", explica o diretor Bernadino Pucci Neto, 36.
Ele diz que a idéia deu tão certo
na fase de testes que chegou a incrementar as vendas do mês de janeiro. "Tivemos boa movimentação nas férias, quando as vendas
costumam cair. Para nós, janeiro
foi até melhor do que dezembro."
Lekadô: 0/xx/11/3326-2178;
Stamperia: 0/xx/11/3044-0296;
Tribo do Pés: 0/xx/16/3727-4200.
Texto Anterior: Análise: Voluntariado precisa crescer mais entre jovens, defende Milú Villela Próximo Texto: Comércio adere à temporada de feiras e bazares Índice
|